Beirado 65 da CS Telhas

Categorias: produtos

Presente desde há muito na nossa construção, o beirado à antiga portuguesa é popular em todo o território e é possível observá-lo nas diversas tipologias de edifícios e diversidade de locais. Desde a moradia de granito na Guarda, passando pelas fábricas antigas que se estendem pelo litoral e terminando nos prédios dos centros históricos da maioria das cidades portuguesas, é frequente observar os beirados como acabamento dos telhados, mais ou menos projectados, mais ou menos trabalhados, até em diversas cores e combinações.

 

Na sua oferta, a CS apresentava já ao mercado dois tamanhos possíveis das peças combinadas – capa e bica – para a execução de beirados, quer para telha lusa, quer para marselha: Os tamanhos 40 e 49 permitiam saliências, respectivamente de 20 e 26 cm. Contudo, a frequência de projectos que agora surgem, estimulados pela reabilitação urbana, desafiaram-nos a procurar soluções que proporcionassem maior saliência dos beirados, como é aliás comum verificar sobretudo no Norte do País. Aliando esta necessidade ao aspecto nunca negligenciado pela CS de reunir estética, funcionalidade e facilidade de aplicação, conseguimos algo inédito: peças de beirado prensadas com um total de 74 cm de comprimento. Estas apresentam 65 cm de forma curva, proporcionando até 36 cm de saliência máxima de beirado.

 

E sublinhe-se o termo “prensadas”. Até à data, peças extrudidas de dimensões semelhantes – um simples meio cilindro de barro – eram a forma mais conhecida para realizar beirados longos. Mas a simplicidade destas peças é também a sua maior “inimiga”. Com frequência resultam em beirados enegrecidos pela retenção de humidades ou outras patologias provocadas pelo excesso de argamassas, inevitável para compensar a falta de sistemas eficientes de apoio, vedação e conjugação com as telhas. A este aspecto somam-se o custo de mão-de-obra e a necessidade de adaptações, nem sempre fáceis em pontos singulares do telhados, como são exemplo as zonas de cantos.

 

O beirado 65 da CS apresenta as mesmas característica

s de estanqueidade, eficiência e facilidade de colocação das gamas de beirado 40 e 49, que o mercado conhece e valoriza. Cantos de beirado 65 são também já uma realidade, como acessório fundamental complementar.

 

Especificações disponíveis aqui.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

𝗣𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝗮𝗹 𝗖𝗢𝗻𝗩𝗜𝗗𝗮 𝗧𝗼𝗱𝗼𝘀

Uma ação informal por um bom motivo