Bienal de Arquitectura de Veneza: Curadores dos Pavilhões Nacionais lançam iniciativa histórica de colaboração

Categorias: Arquitetura

Pela primeira vez nos 40 anos de história da Bienal de Arquitectura de Veneza, os curadores dos pavilhões nacionais de todas as partes do mundo, encontram-se num espírito de confluência e união.

Ao diálogo internacional online, iniciado a 23 de Maio de 2020 pela República da Coreia, juntaram-se mais de 30 representantes dos países participantes assim como o curador-geral da Bienal de Arquitectura, Hashim Sarkis.

O objectivo comum da reunião de curadores é o de investigar novas vias para ampliar o potencial da Bienal, enquanto plataforma para a colaboração acessível, expansiva e cooperante, flexibilizando-a para os desafios que todos enfrentamos na era COVID-19 e além. Assim, os curadores apresentam o seu primeiro comunicado:

 

Comunicado Comum pelos Curadores Nacionais e Equipas dos 34 Países Participantes da 17ª Biennale Architettura

A questão central da 17ª Biennale Architettura “How will we live together?” [Como vamos viver juntos?] revestiu-se de um novo significado com a pandemia COVID-19 que continua a provocar interferências imprevistas e inimagináveis por todo o globo. Com as nossas vidas e sustento em risco, devemos reavaliar a forma como pensamos a nossa profissão, os nossos modos de colaboração e o nosso meio edificado. A extensão de tempo até à nova data de abertura em 2021 da Bienal apresenta-se como uma oportunidade única para os representantes das participações nacionais formarem uma comunidade, descobrindo as vozes e tópicos de cada um e abrindo a possibilidade para esforços conjuntos.

Nós, um grupo crescente de curadores nacionais, encontramo-nos pela primeira vez para iniciarmos um diálogo aberto. Comprometemo-nos a estabelecer uma plataforma, nos próximos meses, para a partilha do conteúdo das exposições e pesquisa de correlações. Pretendemos que esta troca resulte em colaborações concretas e projectos partilhados entre os países que evidenciem os objectivos e preocupações comuns dentro da nossa profissão. O nosso objectivo último é a consolidação e estabelecimento desta plataforma independente, assegurando um canal aberto de longo prazo para a troca contínua entre curadores, não só para a Biennale de 2021 mas para todas as futuras Biennales di Venezia.

Encaramos esta iniciativa como um passo face à construção de uma Biennale Architettura ainda melhor, com maior ênfase no papel da compreensão, do intercâmbio e das descobertas mútuas, transversais à estrutura existente de um concurso internacional que selecciona e premeia a excelência. Procuramos ainda incentivar o potencial deste evento global, de se tornar uma assembleia activa, onde o todo é maior do que a real soma das partes.

Ao publicarmos este comunicado conjunto a 29 de Agosto de 2020, a segunda data adiada de abertura da Bienal, não sabemos ainda como estes esforços se irão materializar. Não temos dúvida porém que este é um passo necessário para a nossa comunidade, nesta nova era.

Pavilhões Nacionais Signatários / Curadores

ARMENIA / Allen Sayegh
BELGIUM / Dirk Somers
BRAZIL / Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecilia, Carlos Alberto Maciel, Henrique Penha, Paula Zasnicoff
CANADA / Thomas Balaban, David Theodore, Jennifer Thorogood
CHINA / Zhang Li
CROATIA / Morana Matković
DENMARK / Marianne Krogh
DOMINICAN REPUBLIC / Roberta Semeraro, Jesus D’Alessandro, Alex Martinez Suarez, Lidia Leon Cabral
GREAT BRITAIN / Madeleine Kessler, Manijeh Verghese
GRENADA / Marco Ballarin, Stefano Tornieri, Massimo Triches
HUNGARY / Attila Róbert Csóka, Dániel Kovács, Szabolcs Molnár, Dávid Smiló IRELAND / Annex
ITALY / Alessandro Melis
IRAQ / Rashad Salim
JAPAN / Kozo Kadowaki
KOREA / Hae-Won Shin
LEBANON / Hala Wardé, Fortuné Penniman
LUXEMBOURG / Andrea Rumpf
MEXICO / Natalia de la Rosa, Isadora Hastings, Mauricio Rocha, Elena Tudela MONTENEGRO / Svetlana K. Perovic
NETHERLANDS / Francien van Westrenen
NORDIC COUNTRIES / Martin Braathen
PAKISTAN / Sara M. Anwar, Madeeha Yasin Merchant
PERU / Felipe Ferrer PHILIPPINES / Sudarshan V. Khadka Jr., Alexander Eriksson Furunes POLAND / Mirabela Jurczenko, Bartosz Kowal, Wojciech Mazan, Bartłomiej Poteralski, Rafał Śliwa, Robert Witczak
PORTUGAL / depA architects, Carlos Azevedo, João Crisóstomo, Luís Sobral, Miguel Santos ROMANIA / Irina Meliță, Ștefan Simion, Ștefania Hîrleață, Radu Tîrcă, Cristi Bădescu SERBIA / Slobodan Jovic SINGAPORE / Puay-peng Ho, Thomas K. Kong, Simone Shu-Yeng
Chung , Tomohisa Miyauchi, Sarah Ichioka, Joella Qingyi Kiu SLOVENIA / Blaž Babnik Romaniuk, Martina Malešič, Asta Vrečko, Rastko Pečar SPAIN / Sofía Piñero, Domingo González, Andrzej Gwizdala, Fernando Herrera
TURKEY / Neyran Turan USA / Paul Preissner, Paul Anderson

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal