
A Câmara de Oleiros, no distrito de Castelo Branco, inaugura no próximo dia 25 de abril, o Miradouro do Zebro, “projeto único no país”, de autoria do arquiteto Siza Vieira.
O concurso para a requalificação do Miradouro do Zebro foi lançado em 2021 e demorou cerca de um ano a ser concretizado.
Incluiu a construção de uma plataforma com um panorama de 360 graus, suspensa do talude rochoso existente no local, situado na Estrada nacional (EN)238, na freguesia de Estreito-Vilar Barroco.
Segundo a autarquia de Oleiros, a inauguração decorre no dia 25 Abril, às 11:00, mas o autor do projeto, o arquiteto Siza Vieira, não vai estar presente por motivos de saúde.
O Miradouro do Zebro é um dos geossítios onde se podem observar materiais que constituíam os fundos marinhos, há cerca de 500 milhões de anos, e que agora surgem a formar os cumes da Serra do Muradal, no concelho de Oleiros.
A obra, cujo valor total superou um milhão de euros, teve um financiamento de 416 mil euros do programa Centro 2020, tendo sido os restantes 596 mil euros suportados pelo orçamento municipal.
A estrutura tem 225 metros quadrados e fica suspensa no cimo da serra com uma área visitável e utilizável, que supera os 80 metros quadrados.
Durante a inauguração vai ainda ser descerrada uma placa alusiva ao ex-presidente da Câmara de Oleiros, o médico Fernando Marques Jorge, que em 2020 iniciou todo o processo para a requalificação do miradouro, cujo concurso público foi lançado um ano depois.