
O júri considerou que dos trabalhos apresentados no concurso para a conceção e elaboração de 4 lotes de habitação a custos controlados em Almada, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora do Lote A é da autoria de Campos Costa Arquitetos “salientando-se a integração da proposta com a envolvente, sem descurar a qualidade espacial associada à prossecução dos conteúdos programáticos. Valorizou-se, igualmente, a qualidade da distribuição dos compartimentos nas várias tipologias de fogo.”
O projeto selecionado distingue-se também pela adequabilidade dos sistemas construtivos preconizados, aliando à racionalidade construtiva exigível a empreendimentos deste género, a correta e eficiente proposta da correspondente materialidade. O projeto não prescinde, também, da indispensável preocupação com a durabilidade, sustentabilidade e qualidade estética das soluções propostas.
O júri congratula-se pela qualidade global das propostas, realçando igualmente a diversidade na abordagem conceptual patente nas soluções apresentadas. O júri considerou ainda que, dos trabalhos premiados, os que vierem a ser escolhidos para o desenvolvimento dos projetos, poderão vir a ser objeto de adaptação, por forma a respeitarem toda a legislação aplicável, assim como outros condicionalismos, nomeadamente de ordem orçamental. Os concorrentes, sobre cujos trabalhos recaíram a decisão de seleção, consideram-se selecionados para efeitos do disposto na alínea g) do nº 1 do artigo 27.º do C.C.P., com o objetivo de serem celebrados contratos de prestação de serviços para a elaboração de projetos, que consistem na concretização ou no desenvolvimento dos trabalhos de conceção selecionados como vencedores. A presente decisão de seleção dos trabalhos de conceção e respetiva atribuição de prémios e notificada, em simultâneo, a todos os concorrentes.
Dos trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração dos projetos de 95 fogos de habitação a custos controlados, a adjudicar por lotes, em Almada, promovido pelo Município de Almada, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:
Lote A
1º classificado
Concorrente: Campos Costa Arquitetos
Coordenação: Pedro Campos Costa
2º classificado
Concorrente: MASS Lab Lda.
Coordenação: Diogo de Sousa Rocha
3º classificado
Concorrente: They Are Architects, Lda
Coordenação: Rosa Ângela Fernandes Macedo
4º classificado – Menção honrosa
Concorrente: Orgânica Arquitectura, Lda
Coordenação: Paulo Serôdio Lopes
5º classificado – Menção honrosa
Concorrente: Certigy – Arquitetura e Engenharia, Lda
Coordenação: João Pedro Coutinho