Carles Muro: primeiro curador de Arquitectura de Serralves

Categorias: Arquitetura

O arquitecto e professor catalão já trabalhou com Álvaro Siza, e no seu caderno de encargos está a gestão dos arquivos que este doou à fundação portuense.

O arquiteto Carles Muro será o primeiro Curador Adjunto dos Programas de Arquitetura do Museu de Arte Contemporânea de Serralves. Esta nova posição foi criada pelo reconhecimento da importância crescente da arquitetura como parte do programa artístico do Museu, na sequência da oferta de 40 projetos do arquivo de Álvaro Siza e da colaboração institucional entre a Fundação de Serralves, o Canadian Centre for Architecture em Montreal e a Fundação Gulbenkian em Lisboa.

Colaborando com a Diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter, o Curador Adjunto vai aconselhar sobre o tratamento em curso e sobre o acesso ao Arquivo Siza e sobre a sua contextualização em termos de arquitetura contemporânea. Vai ainda contribuir para as exposições e programas públicos do Museu e orientar o desenvolvimento futuro da coleção de arquivos ligados à arquitetura, assim como potenciar a expansão da rede de parceiros especializados do Museu, quer em termos nacionais quer internacionais.

A Diretora do Museu de Serralves, Suzanne Cotter, afirmou: “Carles Muro traz um conhecimento profundo da arquitetura como prática e como história, acompanhado por um envolvimento próximo com a obra de Álvaro Siza e com a comunidade portuguesa e internacional ligada à arquitetura. Como primeiro Curador Adjunto dos Programas de Arquitetura de Serralves, terá um papel fundamental no desenvolvimento do nosso trabalho, promovendo a consciencialização, discussão e debate sobre a arquitetura e a sua relação com a arte, a sociedade e a cultura contemporâneas, e o reforço do papel central da arquitetura em Serralves, como parte do seu ADN.”

Carles Muro nasceu em Barcelona em 1964. Estudou arquitetura na ETSA Barcelona, onde se formou em 1991, e trabalhou com Elías Torres e José A. Martínez Lapeña em Barcelona (1987-1991) e com Álvaro Siza no Porto (1992-1993), antes de iniciar o seu próprio atelier em 1993. Entre os projetos construídos da sua autoria contam-se o Mercado Público de Inca (Majorca), e os Centros de Saúde em Castellar del Vallès e Tordera, perto de Barcelona. As obras produzidas pelo seu atelier têm sido expostas e publicadas em todo o mundo.

Muro foi Unit Master na Architectural Association School of Architecture (Londres, 1996-1998) e Diretor do Programa de Mestrado “Arquitectura: Crítica y Proyecto” na Universitat Politècnica de Catalunya (Barcelona, 1998-2002). É atualmente Professor Associado de Arquitetura na Graduate School of Design da Universidade de Harvard e foi professor de História da Arquitetura e Design de Arquitetura na ETSA Barcelona (1993-2015).

Para além da prática e do ensino, tem contribuído continuamente para o debate arquitetónico através da escrita e de publicações. Foi membro do conselho editorial e consultivo de várias revistas de arquitetura e foi codiretor da coleção de livros “Pre-Textos de Arquitectura”. Uma seleção da sua obra escrita foi coligida no volume “Arquitecturas Fugaces” (Lampreave, Madrid, 2007).

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE