Casa “U” Jorge Graça Costa distinguida com Silver Winner nos GAVA Awards 2012

Categorias: Arquitetura

O arquitecto Jorge Graça Costa foi distinguido com o Prémio Silver Winner, na categoria “Green Applications” dos GAVA Awards 2012, com o seu projecto para a Casa U.

 

A Casa U localizada na Ericeira (uma recente Reserva Mundial de Surf), foi desenhada para José Gregório tricampeão nacional de Surf, a sua mulher e duas filhas. A casa com uma área de 300 metros quadrados ocupa um grande lote no topo de uma colina rodeado por uma densa mancha de árvores e com vista sobre a Baia de São Lourenço.

 

Segundo o arquitecto, o projecto teve como base a “reinterpretação das antigas casas-pátio do Mediterrâneo, criando um pátio sentado num platô abraçada por dois longos braços interligados por um terceiro corpo, nunca ignorando as vistas fabulosas para Poente”.

 

 

Em comunicado de imprensa o arquitecto explica ainda que “a articulação dos corpos propostos resultou da intenção de criar um pátio interior como que formando um claustro com a piscina a Poente, demarcado o limite do mesmo. O pátio resultante da volumetria permite criar um microclima de modo a amenizar o clima local. A piscina promoverá no Verão um efeito refrescante através do arrefecimento evaporativo”.

 

Este prémio internacional pretende distinguir criativos de todas as disciplinas com os mais inovadores conceitos de design que integrem do elemento Água.

 

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal