CENTRO DE CIÊNCIA DO CAFÉ É O MELHOR MUSEU 2015

Categorias: Arquitetura

CENTRO DE CIÊNCIA DO CAFÉ É O MELHOR MUSEU 2015

 

O Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, no Alentejo, ganhou o Prémio Museu Português 2015 e o Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, distrito de Viseu, recebeu uma menção honrosa na mesma categoria, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).

 

""

Centro de Ciência do Café | Arquitecto João Simão da DIADE | Fotografia . Sara Matos

 

O Centro de Ciência do Café, inaugurado em 2014 e agora galardoado, foi criado pela Delta Cafés para dar a conhecer o fascinante mundo do cultivo e exploração do café e tem projecto do Arquitecto João Simão da DIADE, Arquitectura e Design. O projecto do Museu do Vinho de São da Pesqueira foi projectado pelo Atelier 405 Arquitectura de Anabela Coelho João Abreu.

 

""

Museu do Vinho |  Atelier 405 Arquitectura de Anabela Coelho João Abreu

 

Os prémios são atribuídos pela APOM para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, distinguindo a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projecto museográfico. No ano passado, o vencedor de Melhor Museu Português foi o Museu do Benfica, em Lisboa.

 

O objectivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.

 

A Associação Portuguesa de Museologia, conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus, sendo “também seu objectivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações”.

noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE