CENTRO DE CIÊNCIA DO CAFÉ É O MELHOR MUSEU 2015
O Centro de Ciência do Café, em Campo Maior, no Alentejo, ganhou o Prémio Museu Português 2015 e o Museu do Vinho, em São João da Pesqueira, distrito de Viseu, recebeu uma menção honrosa na mesma categoria, atribuído pela Associação Portuguesa de Museologia (APOM).
Centro de Ciência do Café | Arquitecto João Simão da DIADE | Fotografia . Sara Matos
O Centro de Ciência do Café, inaugurado em 2014 e agora galardoado, foi criado pela Delta Cafés para dar a conhecer o fascinante mundo do cultivo e exploração do café e tem projecto do Arquitecto João Simão da DIADE, Arquitectura e Design. O projecto do Museu do Vinho de São da Pesqueira foi projectado pelo Atelier 405 Arquitectura de Anabela Coelho João Abreu.
Museu do Vinho | Atelier 405 Arquitectura de Anabela Coelho João Abreu
Os prémios são atribuídos pela APOM para incentivar o espírito de preservação e divulgação do património dos museus, distinguindo a melhor intervenção e restauro, o melhor catálogo, mecenato e projecto museográfico. No ano passado, o vencedor de Melhor Museu Português foi o Museu do Benfica, em Lisboa.
O objectivo destes prémios é o de incentivar e premiar a imaginação e a criatividade dos Museólogos portugueses e o seu contributo efectivo na melhoria da qualidade dos museus em Portugal, sendo também uma forma de dar visibilidade ao que de melhor se faz no âmbito da museologia.
A Associação Portuguesa de Museologia, conhecida como APOM, tem por principal finalidade agrupar os profissionais de museologia ou instituições equiparadas a museus, sendo “também seu objectivo promover o conhecimento da Museologia e dos domínios científicos e técnicos que a informam, nomeadamente através de reuniões e visitas de estudo, conferências, exposições e publicações”.