Centro de Interpretação do Românico é premiado no A ‘Design Award & Competition

Categorias: Arquitetura

O Centro de Interpretação do Românico por Spaceworkers é vencedor na categoria Arquitetura, construção e design de estruturas, 2019-2020.

 

Este é o mais recente prémio que o Centro de Interpretação do Românico, projeto do atelier spaceworkers dos arquitetos Rui Dinis e Henrique Marques distinguidos com o prémio Gold (Ouro) na categoria de Arquitetura, Construção e Estrutura no A ‘Design Award & Competition 2020 o maior e mais influente prémio de design do mundo.

 

Os spaceworkers com sede em Paredes, receberam em menos de dois meses, três prémios internacionais pelo mesmo projeto:  o segundo lugar no Prémio Obra do Ano do ArchDaily Brasil 2020, sendo o único atelier de Portugal a ser premiado e há algumas semanas o prémio Gold do MUSE Design Awards 2020 na categoria Arquitetura Cultural.

O A’Design Award & Competition, anunciou os resultados do concurso de 2020 onde mais de 2089 participantes de 107 países em 105 concorreram em diferentes disciplinas da arquitetura e do design.

 

Sobre o Centro de Interpretação do Românico em Lousada

Os spaceworkers, mentes criativas por trás do projeto premiado de arquitetura explicam: “O edifício consiste em sete volumes de concreto, exposto com diferentes alturas. Cada um deles representa um espaço de exposição único e, para explorar a relação entre cada um, foi criada uma estrutura de distribuição espacial iluminada com uma cobertura de vidro que leva ao acesso de cada um desses volumes. Esse eixo de conexão explora os contrastes da luz versus a escuridão nos espaços de exibição. O edifício adapta-se ao presente sem esquecer o importante passado românico, criando uma simbiose atmosférica entre diferentes épocas. ”

Os jovens arquitetos do atelier spaceworkers, têm conquistado galardões internacionais constantemente, sendo distinguidos duas vezes pelo Building of the Year do portal de arquitetura mais visitado do mundo ArchDaily, o Prémio principal do A+ e também uma Menção Especial do portal norteamericano Architizer, primeiro prémio no Iconic Awards, entre outros.

 

Fotografias © Fernando Guerra | FG+SG

Vídeo © Building Pictures

 

LINKS
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!