Cerimónia de entrega dos Prémios Arquétipo

Categorias: Arquitetura

No próximo dia 28 de Setembro, sexta-feira, pelas 19h00, na sede da Secção Regional do Norte da Ordem dos Arquitectos vai realizar-se a cerimónia de entrega dos Prémios Arquétipo. Na mesma ocasião vai ser conhecido o vencedor do Prémio Master Investigação, que receberá uma bolsa de 6 mil euros para desenvolvimento do projecto. O evento contará com a presença da secretária de Estado da Indústria, Ana Teresa Lehmann.

Recorde-se que as propostas vencedoras foram conhecidas em Agosto. Um elevador circular que roda 360º, um puxador adaptado à mão humana, um bloco sanitário que integra lavatório, sanita e chuveiros e que aproveita as águas saponáceas, um sistema que coloca gradil em fachadas, guardas e varandas e uma solução de aproveitamento solar para fachadas de edificios foram os vencedores da 1ª edição do Prémio Inovação N41 dos Prémios Arquétipo.
Os Prémios Arquétipo, que contam com o apoio da secretaria de Estado da Indústria, têm como objectivo promover a aproximação entre a Indústria e os arquitectos, procurando ideias com aplicabilidade directa no sector da construção.
“Tivemos uma óptima adesão por parte dos arquitectos, o que vem fundamentar a nossa percepção aquando do lançamento do prémio: há cada vez mais arquitectos interessados em colaborar com a Indústria e a Indústria necessita de incorporar o pensamento criativo, e muitas vezes disruptivo, dos arquitectos”, salientou Alexandre Ferreira, vice-presidente da OASRN, entidade promotora do galardão.
O prémio teve como parceiras as empresas Arch Valadares, Automatizadora SA – ATZ, Cobermaster, Enor e Knauf, que desde o início estiveram receptivas a propostas para novos produtos, novas técnicas ou novos conceitos que dessem resposta às necessidades e tendências do sector, permitindo a sua dinamização e valorização.
Os arquitectos Pedro Devesas, José Cadilhe, Sérgio Mendes, Sílvia Alves e Francisco Saraiva, que receberam um prémio de 2500€, têm agora a possibilidade de se juntarem às equipas de I&D das empresas e estudar o potencial de produção e adaptabilidade das suas soluções. O júri, composto por elementos nomeados pelas empresas e pelo arquitecto Adalberto Dias, designado pela OASRN, atribuiu ainda uma Menção Honrosa à arquitecta Luísa Bebiano Correia.
VÍDEOS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »