Chegou o calor! É hora de aproveitar os espaços exteriores das casas

Categorias: Arquitetura

A KAWNEER, especialista em soluções arquitetónicas em alumínio, intervém todos os anos em dezenas de projetos em que arquitetos e demais projetistas necessitam de serralharia e fachadas com alta eficiência técnica, estética, ambiental e energética. Cada vez mais profissionais do setor confiam nas soluções de alumínio da empresa para o desenho de casas particulares (além de uma grande diversidade de espaços públicos) com uma facilidade de conexão interior-exterior cada vez mais significativa. Com uma seleção das seis melhores casas desenvolvidas em França, Espanha e Portugal colocamos a tónica na frescura agora que, não tarda nada, chega o verão.

 

Villa Carlos – Portugal

Situada em Paço de Arcos, Portugal, a Villa Carlos é um exemplo arquitetónico de conforto, funcionalidade e design. A sua conceção e execução esteve a cargo do prestigiado atelier do arquiteto Francisco Simões e reúne os elementos estruturais e de design de interiores necessários para que os moradores possam desfrutar plenamente da vida interior, com a sensação de continuidade e permanência nos espaços exteriores do mesmo.

Estes, juntamente com a garantia de privacidade e segurança, têm sido os fatores-chave que estruturaram o trabalho, um objetivo que a KAWNEER ajudou a concretizar com recurso à sua porta de grande tráfego K190, às portas deslizantes KASTING e janelas KALORY, soluções selecionadas por Francisco Simões e instaladas na casa. Segundo o arquiteto, “a opção desde o início foi adotar grandes superfícies envidraçadas, enquadrar vistas, e iluminar os espaços, utilizando elementos da KAWNEER”. Estes foram usados, acrescenta, “incluindo guardas de vidro para garantir a máxima visibilidade possível e ao mesmo tempo não sobrecarregar o edifício em termos visuais”.

 

Villa Toulouse – França

A arquitetura e o design de vanguarda caminham na mesma direção: rumo a um estilo de vida e a uma fruição dos espaços de habitação cada vez mais aberta, conectando e harmonizando cada uma das diferentes divisões. Salas de estar, de jantar e cozinhas fazem parte do núcleo central das casas e cada vez mais arquitetos e designers projetam-nos de forma interligada e em comunicação com os espaços exteriores, pátios ou jardins. Um conceito arquitectónico praticamente sem divisões (ou com o mínimo possível) está cada vez mais em voga e que o arquitecto francês Daniel Morice, da Architecte DPLG, desenvolveu para as áreas comuns desta moradia localizada em Toulouse.

Para isso, Morice teve ao seu alcance as possibilidades oferecidas pela serralharia KAWNEER. Portas deslizantes duplas e embutidas (KASTING AA3765 da KAWNEER), portas pivotantes e de grandes dimensões (KANADA AA765 da KAWNEER) e janelas ocultas (KASSIOPEE AA765 da KAWNEER) foram as soluções instaladas em toda a casa.

 

Villa Santa Victoria – França

Beneficiando de grandes vistas e acesso directo ao ambiente natural da montanha de Santa Victoria, perto da região francesa de Aix-en-Provence, esta moradia desenhada pelo arquitecto Henri Paret privilegiou a ligação com o exterior. Uma vez mais, o arquitecto recorreu à KAWNEER, tanto com elementos personalizados como com a sua gama de janelas encastradas e portas de correr, conseguindo uma construção em que as barreiras entre o interior e o exterior são reduzidas à sua mínima expressão.

A moradia, com 315 metros quadrados, possui inúmeros acessos e aberturas em cada uma das suas fachadas e o pátio central interno, à volta do qual tudo gira, tornando-se o seu principal pulmão. Para isto, o arquiteto trabalhou de forma personalizada no projeto instalando janelas KALORY e portas deslizantes encastradas KASTING, ambas da KAWNEER.

 

Villa M’Sili Lefort – França

Esta moradia em França, de quase 180 metros quadrados, é o perfeito exemplo do quanto uma serralharia adequada é capaz de tornar o espaço mais funcional, prático e confortável e simultaneamente seguro, fiável e altamente estético. Várias KASTING AA3765 deslizantes da KAWNEER (dois controles deslizantes simples, um em ângulo, outro com montagem fixa e
deslizante e outro com seis folhas e três railes) foram instaladas nas paredes perimétricas do edifício.

Todos garantem – além do alto desempenho técnico em termos de resistência, manutenção e segurança – o isolamento térmico e acústico exigido pela regulamentação e, também, pelos proprietários mais exigentes. Este tipo de serralharia de alumínio KAWNEER pode ser instalado tanto em construção nova como em obras de reabilitação e renovação.

 

Villa Arcadio – Espanha

Uma obra de arquitetura de vanguarda levada à sua expressão mais pura e significativa, é a essência do projeto desta exclusiva moradia unifamiliar – Villa Arcadio – localizada na urbanização de La Zagaleta, em Marbella. O prestigiado estúdio Maíz y Díaz Arquitectos assina um design irrepreensível, despojado de tudo o que não é essencial para dar forma a uma construção caracterizada pelas linhas retas, a estreita ligação interior-exterior e a adaptação a uma envolvente natural nada simples.

Cumprir com todos estes requisitos levou os arquitetos a jogar com módulos de geometria cúbica para a sua construção e a selecionar um conjunto de materiais de primeira qualidade apostando na KAWNEER e na sua vasta gama de soluções arquitetónicas de alumínio no que se refere ao encerramento da construção nas  paredes exteriores.

Miguel Maíz e Jesús Díaz, fundadores do atelier e arquitectos responsáveis pelo projecto, conseguiram assim um genuíno sentido de liberdade, dando a sensação de se estar a todo o momento nos espaços exteriores da moradia.

“Isto”, diz Maíz, “foi um dos grandes desafios no momento de projetar esta casa. Procurámos a máxima permeabilidade de toda a arquitetura, fazer com que as fronteiras interior-exterior fossem completamente diluídas mas garantindo, além do mais, a necessária climatização e insonorização”. É nestes factores que a escolha da seralharia exterior se torna, se possível, ainda mais importante.

 

Villa Tony Murphy – Espanha

Um espaço pessoal, pensado ao longo dos anos, aberto à beleza da paisagem verdejante e ao mar de Marbella, mas resguardado face à vida agitada do lugar. Este foi o conceito do arquiteto Tony Murphy para o proprietário desta moradia de 200 metros quadrados, para quem havia já construído anos antes uma outra moradia.

Neste caso, contou com a KAWNEER e o seu vasto leque de possibilidades de vãos de grandes dimensões que, no entanto, não afetam a frescura do espaço.

Uma entrada isolada através do jardim não deixa perceber que o espaço de transição para o exterior – para a frescura da piscina, do verde e do mar – acontece tão rapidamente.

A KAWNEER conseguiu aumentar a dimensão das abertura para o exterior graças à sua parede-cortina AA100 de grandes dimensões (quase seis metros de altura para uma casa com pé-direito de cinco metros e meio) que foi pensada e montada especificamente para acolher diferentes curvas em vidro e garantir o isolamento necessário. Uma especificidade técnica exigida neste caso concreto e que poucos fornecedores de soluções técnicas para arquitetura na Europa conseguem, à exceção da KAWNEER.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.