Cirurgias Urbanas II vence concurso para o conjunto habitacional Hans Isler em Lousada

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que das 10 propostas admitidas a concurso de conceção para a elaboração do projeto de conjunto habitacional Hans Isler, em Lousada e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, da autoria Cirurgias Urbanas II arquitectura e reabilitação, lda, o Júri valorizou a “estrutura global da solução de intervenção, a contextualização dos edifícios na envolvente existente, garantindo fluidez a relação entre os dois arruamentos de suporte com percursos pedonais e áreas de estar e de lazer de utilização coletiva. Os blocos habitacionais revelam coerência formal e material, linguagem arquitetónica simples mas dotada de expressão dinâmica e ritmada, potenciam o cariz urbano e valorização do local. Promove a arquitetura bioclimática com aproveitamento de energia de forma passiva, minimizando os impactos ambientais. O Júri considera a solução inovadora e cumpre o Programa Preliminar.

A proposta dos concorrentes Cubículo Arquitectos, Lda e AR2A Atelier de Arquitetos, classificada em 2º lugar, destaca a “qualidade do espaço público, respeitando um dos critérios fundamentais do programa preliminar, potenciar a relação privilegiada com espaço envolvente, promovendo convívio e lazer, bem como a circulação pedonal, através da libertação de espaço exterior.”

No que respeita à proposta apresentada por AND-RE – Bruno André & Francisco Ré Lda e classificada em 3º lugar, destaca-se pela “disposição triangular de implantação dos edifícios, sendo a área central convertida em zona pública de estar e de lazer. A arquitetura de morfologia sóbria e compacta e a opção de aplicação do tijolo à vista em revestimento das fachadas revelam preocupações na matéria de durabilidade e manutenção e as varandas recuadas a salvaguarda da privacidade e acolhimento das habitações.”

A proposta classificada em 4º lugar, da autoria de BCM – Barros Martins Camelo, arquitectos lda, o Júri considera a proposta “adequada ao programa estabelecido, salientando que a solução de implantação contribui para a criação de um espaço exterior amplo, contudo distingue a importância existencial de uma área de estar permeável mais extensa ao invés da solução que predominam os circuitos e atravessamentos impermeáveis.”

De entre as 11 propostas apresentadas a concurso, o Júri admitiu 10 propostas, tendo em conta que uma delas foi excluída por incumprimento do disposto nos números 1 a 4 do artigo 16.º dos Termos de Referência.
De seguida, o júri procedeu à hierarquização das 10 propostas admitidas, segundo os critérios de avaliação estabelecidos no art.º 20.º dos Termos de Referência, conforme o estabelecido no Relatório Final do júri.

Na sequência do acima exposto, informa-se que o júri deliberou, por unanimidade, propor a atribuição dos seguintes Prémios:

1º lugar (Trabalho de Conceção selecionado)
Concorrente: Cirurgias Urbanas II arquitectura e reabilitação, lda.
Coordenação: Maria Manuel Amarante Costa
Arquitetura: Maria Manuel Amarante Costa, Maria da Conceição Cravo Mestre e Maria Gabriela Barbeitos Castro Nunes Barbosa

2º lugar
Concorrente: Cubículo Arquitectos, Lda e AR2A Atelier de Arquitetos
Coordenação: Tiago Antero de Sousa e Silva
Arquitetura: Tiago Antero de Sousa e Silva; Ana Sofia da Silva Costa Lopes Gaspar e Adriano Ricardo dos Santos Reis

3º lugar
Concorrente: AND-RE – Bruno André & Francisco Ré Lda
Coordenação: Bruno André da Cruz André
Arquitetura: Bruno André da Cruz André

4º lugar
Concorrente: BCM – Barros Martins Camelo, arquitectos lda.
Coordenação: Hugo Luís da Rocha Nunes Barros Martins Camelo
Arquitetura: Hugo Luís da Rocha Nunes Barros Martins Camelo

 

O concurso de conceção para a elaboração do projeto de conjunto habitacional Hans Isler, em Lousada, promovido pelo Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana, I.P. e com o Apoio Técnico do CDRN.

Consultar o Relatório Final > AQUI 

Consultar o Anexo ao Relatório Final do júri > AQUI

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»