Coimbra acolhe CASA ADENTRO 2022

Categorias: Arquitetura

Coimbra vai ser palco, no próximo dia 25 de junho, do CASA ADENTRO 2022. Um evento organizado pela Câmara Municipal (CM) de Coimbra, com o apoio do Departamento de Arquitetura (DARQ) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) e do Centro Cultural Penedo da Saudade do Instituto Politécnico de Coimbra, que pretende aproximar a arquitetura dos cidadãos, proporcionando uma leitura atenta dos edifícios e da sua história através de visitas orientadas por voluntários ou por especialistas e convidados.  O roteiro inclui 14 espaços distribuídos por vários locais da cidade: Celas, Praça da República, Alta e Baixa de Coimbra. 

O evento foi apresentado em conferência de imprensa, no Salão Nobre da CM Coimbra, pelo presidente da Câmara, José Manuel Silva, pelo presidente da Direção do DARQ da FCTUC, Miguel Correia, pela diretora do Centro Cultural Penedo da Saudade, Cristina Faria, e ainda pela coordenadora do projeto, Margarida Mendes Silva.

O CASA ADENTRO é inspirado no conceito “Open House”, criado em Londres no ano de 1992 por Victoria Thornton, que abrange atualmente mais de 50 cidades em todo o mundo, incluindo Lisboa e Porto, bem como Vila Nova de Gaia, Matosinhos e Maia. A ideia passa por aproximar a arquitetura dos cidadãos, através de visitas orientadas por voluntários, jovens estudantes do Ensino Superior, de cerca de 30/35 minutos, e de visitas comentadas, protagonizadas por especialistas e convidados, com uma duração superior. Destaque para a visita guiada aos Paços do Município, pelas 12h00, feita pelo presidente da autarquia, José Manuel Silva.

O desafio é celebrar a arquitetura, em modo festivo e inclusivo, através de um roteiro que inclui 14 equipamentos, distribuídos por quatro circuitos (Celas, Praça, Alta e Baixa) de diferentes tipologias, épocas, valências e usos, valor arquitetónico, artístico e cultural, ocupando cada um deles um lugar especial no património da cidade. A ideia é visitar casas, perceber a sua arquitetura, a sua história e aproximar os cidadãos deste tipo de arte. Casa Louzã Henriques, Escola Secundária José Falcão, Maternidade Bissaya Barreto, Convento de Sant’Ana, Teatro Académico de Gil Vicente, Seminário Maior de Coimbra, Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, Colégio da Trindade, Casa Costa Lobo, Casa da Escrita, Hotel Astória, Paços do Município, Igreja da Graça e Palácio da Justiça são os 14 espaços contemplados.

O programa inclui, ainda, outras atividades, tais como um atelier para a infância e famílias, um recital de poesia e um percurso pedestre. Todas as atividades são gratuitas, a admissão é por ordem de chegada, de acordo com a lotação assinalada para cada espaço.

Ver programa completo > AQUI

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.