Arquitectos promovem acção de sensibilização

Categorias: Arquitetura
O Colectivo Arquitectura Perto vai promover no próximo dia 29 de maio, às 17h30, no Coreto do Jardim da Cordoaria, no Porto, uma acção de sensibilização dedicada à participação dos arquitectos na gestão pública do território.
Para esta acção, o Colectivo convida todos os arquitectos e cidadãos interessados no debate sobre a qualidade arquitectónica do território a participarem no encontro.
Vai ser uma oportunidade para dar voz às problemáticas, às propostas e às reflexões que a prática da arquitectura suscita na actualidade.
O Colectivo Arquitectura Perto representa uma candidatura aos Órgãos Nacionais e Regionais da Ordem dos Arquitectos para o mandato de 2020-2022.

PARTICIPAÇÃO DOS ARQUITECTOS
NA GESTÃO PÚBLICA DO TERRITÓRIO

A economia global é marcada por uma disputa entre os locais mais atractivos para o investimento e para a fixação de talento.
Portugal não pode dar-se ao luxo de desperdiçar o seu território, perdendo oportunidades de desenvolvimento e excluindo a arquitectura do debate público.

MOVEMO-NOS:

− Pela participação pública na discussão dos grandes equipamentos, habitação, cidade e ordenamento do território e na discussão da política de habitação, do estímulo à reabilitação urbana e da implementação da Política Nacional de Arquitectura e Paisagem;

− Por um contributo propositivo do arquitecto, com a sua visão transversal e multidisciplinar, na discussão de temas de relevo para a organização e vida em sociedade, mesmo não estando directamente relacionado com a arquitectura.

REJEITAMOS:

− A ausência de debate com arquitectos sobre opções estratégicas para o território;

− A degradação da qualidade arquitectónica do território mediante a tomada de decisões sem incorporar a arquitectura enquanto disciplina.

Convidamos todos para o debate!

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE