FORA arquitectos vence concurso de concepção e reabilitação da Urbanização das Urmeiras em Loures

Categorias: Arquitetura
FORA arquitectos vence concurso para a reabilitação dos edifícios B6D/B7A e do equipamento municipal na Urbanização das Urmeiras, em Loures.
O projecto prevê a reabilitação de dois edifícios que foram adquiridos pela Câmara Municipal de Loures e que se encontram devolutos há cerca de 15 anos. Cada um destes prédios, com fachada principal e acesso pela Praceta Barahona Fernandes, tem 15 pisos, passando a intenção da Autarquia por apostar no uso habitacional (com fogos a custos controlados e uma residência de estudantes) e na instalação de serviços municipais.
Além disso, propõe-se a execução de um novo equipamento municipal, destinado a albergar estacionamento automóvel, refeitório municipal, área da Divisão de Segurança, Saúde Ocupacional e Apoio Psico social, um auditório e salas de formação.
O júri refere no seu relatório final que a proposta “distingue-se por estruturar com clareza a área de intervenção potenciando espaços de sociabilização, como é exemplo a cobertura do equipamento municipal” e que “a implantação proposta para o novo equipamento municipal é concebida de forma sensível às condições existentes no local onde se insere”. Quanto à reabilitação dos dois edifícios devolutos, o relatório menciona que “a solução ao nível dos fogos preconiza uma nova imagem de ocupação e organização espacial de qualidade”.
Equipa de projeto: Oficina dos Jardins, Ohmsor , David Camões, Blueorizon, SNJP, Alice Cavaco.
FORA é um escritório de arquitectura sediado em Lisboa que colabora regularmente com outros arquitectos, designers, engenheiros e urbanistas na elaboração de projectos de arquitectura e urbanismo. O escritório participou em várias exposições, das quais se destaca a Bienal de Veneza de 2012, e viu o seu trabalho premiado em vários concursos internacionais.
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?