Concluída a nova residência universitária do Polo da Asprela da Universidade do Porto

Categorias: arquitectura

A elevada procura de residência, no Porto, por muitos estudantes universitários, e o número de camas disponíveis muito inferior a essa procura, levou a MILESTONE, operador austríaco do setor das residências para estudantes, a reconhecer o potencial da região, em termos de investimento.

 

MILESTONE decidiu investir no Polo da Asprela da Universidade do Porto, e para isso associou-se à Garcia Garcia, a construtora nacional especializada em design and buildde edifícios industriais, logísticos, residenciais e comerciais. Uma aposta no mercado hospitality, numa lógica de diversificação dos negócios. A Garcia Garcia foi responsável pela seleção do terreno, pelos projetos de arquitetura e engenharia e pela construção.

 

Qualidade do empreendimento

 

A obra agora concluída conta com 220 quartos individuais totalmente mobilados e equipados. Todos incluem uma pequena cozinha e uma casa de banho privativa. A residência conta com pátios no piso térreo e no primeiro e sexto andares destinados a momentos de lazer, salas de estudo, ginásio, lavandaria self-service e espaços multiusos. Está previsto, no futuro, uma cafetaria ou pequeno restaurante para servir os residentes.

 

A nova Residência Universitária Milestone tem abertura prevista para o arranque do próximo ano letivo (2019/2020), possui uma localização privilegiada, a uma pequena distância da estação de metro e de outros transportes públicos e com acesso fácil à Via de Cintura Interna. Nas imediações das faculdades de Medicina, Economia, Engenharia, Ciências da Nutrição e Alimentação, de Desporto, Medicina Dentária e Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, do Instituto Politécnico do Porto e da Universidade Fernando Pessoa.

 

O empreendimento, concebido para o segmento alto do mercado residencial, exibe uma arquitetura contemporânea com uma fachada marcada por grandes janelas. Espaços sociais e individuais flexíveis e com boa fluidez de circulação, áreas comuns amplas e diversificadas. O edifício possui dois pisos subterrâneos reservados a estacionamento.

 

Edifício candidato a certificação LEED

A nova residência da MILESTONE é revestida com painéis pré-fabricados em betão, que em conjunto com colunas facetadas com diferentes orientações conferiu ao edifício uma linguagem arquitetónica singular de linhas irregulares, em que a profundidade de sombras dá ao alçado uma presença figurativa. A solução pré-fabricada permitiu encurtar o prazo de execução da obra.

 

Concebido para minimizar a sua pegada ambiental, o edifício vai ser candidato à certificação LEED, que promove uma abordagem integrada para a construção “verde”, avaliando rigorosamente os imóveis desde a sua conceção, análise de execução, até à operacionalização ao longo da vida. Para além das grandes janelas que marcam a fachada e que permitem uma boa iluminação dos espaços, destacam-se soluções como a reutilização da água usada nos banhos para as sanitas, a escolha de equipamentos elétricos e mecânicos de elevada eficiência energética, o controlo dos caudais nas torneiras, a utilização de energias renováveis e de sistemas inteligentes para gestão de equipamentos, controlo de sistemas de ar condicionado pela abertura de janelas e recurso a revestimentos com eficiência térmica e que favorecem a iluminação natural.

 

A MILESTONE explora uma rede europeia de alojamento para estudantes e está presente na Áustria, Hungria e Portugal. Em Portugal o operador, que pertence ao grupo de promoção e desenvolvimento Value One, é responsável pela residência do Campus de Carcavelos da Universidade Nova de Lisboa, com 122 quartos, e igualmente associado à Garcia Garcia está a construir um novo empreendimento também em Carcavelos (Lombos).

 

©Direitos Reservados

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

MOON

A única placa de comando em cerâmica.

Vulcano

O parceiro certo para um apoio total