Projeto expositivo coordenado pela Arqtª Sofia Saraiva vence concurso da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010

Categorias: Arquitetura

Em resultado da apreciação e ordenação dos trabalhos, o Júri deliberou, por unanimidade, a adjudicação do trabalho à equipa coordenada pela Arqtª Sofia Saraiva.

 

O projeto expositivo da equipa coordenada pela arquiteta Sofia Saraiva foi o vencedor do concurso público para o conteúdo expositivo da Trienal de Arquitectura de Lisboa no Museu Colecção Berardo, em Lisboa.

 

A trienal irá decorrer entre 14 de outubro de 2010 e 16 de janeiro de 2011 em vários espaços de Lisboa, entre eles o Museu Berardo, que acolherá esta exposição, marcando o início do evento dedicado à arquitetura, disse à Lusa fonte da organização.

 

O júri do concurso público lançado pela trienal deliberou, por unanimidade, adjudicar o trabalho à equipa coordenada pela arquiteta Sofia Saraiva por “tratar-se de um projeto com um conceito forte, capaz de estruturar um percurso coerente e flexível, permitindo uma relação com a sala, com o programa e com os conteúdos expositivos”.

 

 

Exposição Falemos de Casas: Entre o Norte e o Sul
16/10/2010 – 16/01/2011
Trienal de Arquitectura
Museu Coleccção Berardo

A proposta nasce da temática da exposição da Trienal: a casa, o chão primeiro da arquitectura.
A eternidade de uma construção, a ruína.
O que acontece a uma construção com o passar do tempo, restam as paredes e as aberturas dos vãos.
Recorremos a imagens de casas populares do Sul e do Norte de Portugal para construir uma rua.
A interpretação desses alçados deram lugar a paredes contínuas que se distinguem pelas diferenças entre os vãos do Norte e os vãos do Sul. No Sul as fachadas são menos permeáveis à luz, as janelas são estreitas e por vezes os únicos vãos são as portas. No Norte as janelas tomam uma proporção mais evidente, e em maior número.
A rua é delimitada por paredes com aberturas, a memória das portas e janelas. Como uma ruína. Como a eternidade de uma casa. As paredes e os vazios que perduram.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.