Conferência com a arquiteta brasileira Carla Juaçaba na Bienal da Pedra 2018

Categorias: Arquitetura

A 6.ª edição da Bienal da Pedra vai decorrer nos dias 12, 13 e 14 de outubro no Parque de Lazer de Alpendorada, na freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, em Marco de Canaveses. A feira de promoção e divulgação da atividade de extração, transformação e comercialização do granito e derivados, terá como expositores algumas das maiores empresas portuguesas do setor.


A presença da arquiteta brasileira Carla Juaçaba é a principal novidade da Bienal da Pedra 2018, numa modelo novo para este evento. A arquiteta brasileira, que fará parte do projeto do pavilhão do Vaticano na Bienal de Arquitetura de Veneza, estará em Alpendorada para dar uma conferência e para visitar algumas empresas de extração e transformação de granitos. A arquiteta vai ainda apresentar um projeto a ser construído naquele território durante o próximo ano.

A vinda da arquiteta Carla Juaçaba à Bienal da Pedra foi possível através da parceria que este ano, a Câmara Municipal de Marco de Canaveses, responsável pelo evento, celebrou com a Casa da Arquitectura.


“A Bienal da Pedra tem de crescer. Queremos que esta feira se torne numa referência a nível nacional e internacional e que traga volume de negócios para um setor que é dos mais importantes no nosso concelho. Decidimos apostar na vinda de uma arquiteta internacionalmente conhecida que traz interesse à Bienal e que ao mesmo tempo dará o um contributo muito importante para a valorização do um setor tão importante para o Marco de Canaveses”, afirma a presidente da Câmara Municipal do Marco de Canaveses Cristina Vieira.


A inauguração da feira está agendada para as 18h30 de sexta-feira, dia 12 de outubro, segundo a Confraria do Granito, a indústria da pedra no Marco de Canaveses tem cerca de 40 empresas, emprega mais de 4.000 pessoas e é responsável por 15.000 postos de trabalho indiretos.


A Bienal da Pedra é uma organização da Câmara Municipal do Marco de Canaveses, que conta com o apoio da Associação Nacional da Indústria Extrativa e Transformadora (ANIET), a Confraria do Granito, a Associação Empresarial do Marco e a Junta de Freguesia de Alpendorada, Várzea e Torrão, além da já mencionada Casa da Arquitectura.


Durante todo o evento irão decorrer a exposição, conferências, debates, apresentações e animação.


A conferência realiza-se no dia 13 de outubro pelas 17horas.

©Direitos Reservados
LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

World Architecture Festival 2022

Take a ticket here »