Corredor Verde do Leça premiado em Itália

A arquiteta paisagista Laura Roldão Costa recebeu, em Bérgamo, Itália, o prémio International Land Award – nature and artifice da Archiforum e Arketipos, durante o Landscape Festival. Na origem deste reconhecimento internacional esteve o projeto “Corredor Verde do Leça”.

O Land Award pretende premiar os projetos que têm gerado uma contribuição positiva na qualidade de vida das pessoas e na integração entre a arte, a arquitetura e a paisagem.

Laura Roldão Costa aproveitou o momento para “agradecer à Câmara Municipal de Matosinhos que confiou no nosso trabalho aceitando o desafio de despoletar um processo, que sendo longo, já oferece compensações ambientais e sociais”.

O “Corredor Verde do Leça” é um projeto ambiental e de mobilidade, com um forte cariz cultural, económico, turístico e social, no sentido de permitir a valorização paisagística e ambiental do rio Leça e das suas margens, e de contribuir para a coesão territorial, unindo o litoral ao interior, através de um canal próprio destinado à utilização dos modos suaves de transporte. Além da requalificação e revitalização das margens do rio Leça e da sua envolvência, o projeto inclui a construção de um percurso pedestre e ciclável ao longo das suas margens, criando uma alternativa de mobilidade para as deslocações quotidianas, a pé e de bicicleta, entre as zonas residenciais e as zonas empresariais localizadas na sua envolvente.

Cofinanciado pelo FEDER, através do programa comunitário Portugal 2020/Norte 2020, o projeto engloba três fases, num total de 18 km intervencionados, estando a primeira fase, entre as pontes de Moreira e da Pedra (incluindo a ligação a Picoutos), numa extensão de 6, 9 km, concluída desde o passado mês de julho, com um investimento de 7,2 milhões de euros que abrangeu a construção de uma ciclovia e de percursos pedonais, entre outras melhorias, aumentando a visibilidade do rio Leça e dos seus focos de poluição, promovendo um maior contacto com a natureza e novas oportunidade de mobilidade ao longo do rio.

Está neste momento em curso, a segunda fase, que compreende as pontes de Moreira e do Carro, numa extensão de 6,1 km; e a terceira fase, entre a Ponte do Carro e o Porto de Leixões/ Foz do Rio Leça, com ligações ao centro de Matosinhos e de Leça da Palmeira, que terá uma extensão de 4,7 km, encontra-se em fase de estudo.

O município de Matosinhos acredita que o “Corredor Verde do Leça” é o primeiro passo para a completa despoluição do curso fluvial e para a valorização paisagística das margens do rio, transformando-as numa área de lazer e devolvendo-as à fruição da população.

De salientar ainda que este projeto ao longo do rio Leça tem a cooperação institucional de todos os municípios por onde passa o rio Leça, que integram a Associação Corredor Verde do rio Leça, designadamente, Matosinhos, Maia, Valongo e Santo Tirso.

© CM-Matosinhos

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

slot pulsa

slot dana

https://www.halimgacor.com/

agen toto macau

slot gacor

situs toto

toto slot

toto togel

slot 4d

slot 4d

slot 4d

situs slot

toto togel

situs toto

slot gacor

https://jadibos99.ink/instagram/

https://jadibos99.dev/community

https://jadibos99.us/about/

slot gacor

mix parlay

slot gacor

http://amandaash.net/about/

https://ang-developpement.fr/contact/

slot gacor

situs slot

slot gacor

slot gacor

slot gacor

slot gacor

link slot

situs slot

slot 4d

toto togel

situs toto

situs toto

https://www.oims.yokesen.com/

slot gacor

toto

situs slot