Cosentino, reconhecida pela sua política de saúde e segurança na III edição dos prémios Mutua Universal

Categorias: Produtos

O Grupo Cosentino, uma empresa líder na produção e distribuição de superfícies inovadoras para o mundo da arquitetura e design, foi homenageado como uma das empresas premiadas na terceira edição dos prémios de inovação e saúde do Mutua Universal. A companhia de seguros, em conjunto com a Segurança Social, organizou estes prémios com o objectivo de reconhecer o trabalho das empresas que demonstraram, através de projetos inovadores, um alto empenho no desenvolvimento e promoção de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.


O evento, realizada realizou-se no Casino de Madrid, e contou com a presença de Carmen Carmo, Diretora Geral do Trabalho Autonomo e Responsabilidade Social Corporativa Do Ministério do Emprego, e do Dr. Rafael Matesanz, fundador da Organização Nacional de Transplantes. Por parte da multinacional participou no evento José Luis Calleja, diretor comercial da Cosentino Madrid, que recebeu o prémio das mãos de Carmen Lopez Hidalgo, diretora do INSS de Madrid, e Miriam Rabaneda, diretora de Planeamento e Pesquisa do Ministério da Saúde da comunidade de Madrid.


De todas as candidaturas apresentadas nesta edição, a organização realizou uma seleção prévia dos vinte melhores casos, dos quais quatro foram os reconhecidos. A Cosentino foi finalista na categoria de "grande empresa" para o seu programa de liderança "segurança através de rotinas, liderando com o exemplo" que visa integrar a segurança e a saúde através de uma série de rotinas relatadas através de uma aplicação (Gensuite) que permite calanderizar, reportar e acompanhar as atividades. Um exemplo real do processo de digitalização e da utilização de novas tecnologias na Cosentino, que consolida a cultura preventiva, e reforça a liderança na segurança e saúde em todos os setores da organização.


Deve ser recordado que a empresa já foi reconhecida na última edição destes prémios para o projeto "desenvolvimento, sustentabilidade e networking", Um programa de formação que a Cosentino tem feito há vários anos, e cujo objetivo é transferir conhecimento para toda a cadeia de valor, na manipulação adequada e transformação de superfícies de quartzo e outras pedras de engenharia, com especial ênfase na prevenção da exposição ao pó de sílica. Este programa ainda está em vigor, e durante este ano de 2018 terá uma nova fase em toda a Espanha com o apoio de diferentes instituições.


O Compromisso do grupo Cosentino na segurança e prevenção laboral reflecte-se no reforço contínuo da empresa, destinando desde as suas origens uma percentagem dos benefícios de cada exercício para desenvolver e conduzir políticas ativas neste campo. Só nos últimos cinco anos, a Cosentino investiu 26,5 milhões euros em projetos relacionados com a segurança e saúde laboral, principalmente em medidas aplicadas nas suas instalações de produção e transformação em Almeria, Brasil e EUA. Este valor equivale a um total de 100 milhões euros de investimento em segurança e saúde nas últimas duas décadas.


Além da própria esfera da infraestrutura da empresa, a Cosentino também traduz esse investimento em amplos e abrangentes programas de informação e treino, destinados a clientes, fornecedores e colaboradores, com ações pioneiras como as salas de Aula Cosentino para o mármoristas. Sempre se estabeleceu uma parceria com os principais agentes da indústria (Organismos públicos, Associações de Empregadores, Sindicatos etc.) Para a disseminação constante das melhorias nas práticas de segurança e saúde.


Nas palavras de Esther Romero, diretora de segurança e saúde do grupo Cosentino, "este novo reconhecimento é um estímulo que nos ajuda a melhorar a nossa política de saúde e segurança no trabalho, um pilar fundamental da atividade da empresa. Um estudo de caso premiado nesta edição exemplifica o progresso digital e a modernização crescente da empresa em geral e da área que dirijo. Em qualquer caso, é apenas uma das muitas linhas de trabalho que temos avançado em março, como a melhoria instalações e equipamentos ou formação permanente para comportamentos seguros. Tudo isto com o propósito de sempre envolver todo o nosso setor, transmitir conhecimento e procurar  o beneficio comum da nossa cadeia de valor." 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?