Curso de Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora – 3.ª fase de candidaturas

Categorias: Arquitetura

O grau de Doutor em Arquitectura tem sido, genericamente, um título académico atribuído a arquitectos que elaboram uma dissertação teórica; no entanto, pareceria natural que o acto projectual fizesse parte de uma investigação avançada em arquitectura. Através deste curso de doutoramento procura-se então questionar o modelo vigente e estabelecer um novo paradigma.

 

A realização deste curso pressupõe a elaboração de uma investigação teórico-prática que constituirá uma contribuição inovadora e original para o progresso do conhecimento, desmistificando-se e concretizando-se o conceito de formação avançada em Arquitectura com base na investigação em projecto. O acto projectual será então aliado à formulação de uma hipótese teórica (uma conjectura), transformando-se a concepção arquitectónica, caracterizada pela sua particularidade e singularidade, num veículo para o conhecimento universal. O programa alia a excelência do ensino de projecto na Universidade de Évora ao rigor da investigação científica, estimulando o desenvolvimento de trabalhos de investigação avançada que fomentem a interacção entre a reflexão teórica e a produção arquitectónica. O curso não se destina portanto apenas aos que veem a Arquitectura como um campo de trabalho teórico, especulativo e crítico, como também aos que se interessam por aprofundar e desenvolver as suas competências no âmbito do projecto de arquitectura.

 

O corpo docente é constituído pelos seguintes professores da Universidade de Évora: João Luís Carrilho da Graça (Director de Curso), Aurora Carapinha, Cláudia Giannetti, João Rocha, João Soares, Marta Sequeira. Conta ainda com a participação de professores reconhecidos, vinculados a universidades ou instituições destacadas nas áreas afins ao curso – Antonio Jiménez Torrecillas, Delfim Sardo, Guilherme Carrilho da Graça, Manuel Aires, Mateus, Manuel Graça Dias, Paulo Martins Barata e Yehuda Safran – e com a presença de reputados conferencistas nas unidades curriculares de Seminário – tal como o fizeram, na edição anterior, Alexandre Alves Costa, Alfredo Cunhal Sendim, Eduardo Souto de Moura, Gonçalo Ribeiro Telles, João Ferrão, Jorge Gaspar, José Delgado Domingos, Manuel Collares Pereira, Mário de Carvalho, Miguel Reimão Costa e Sérgio Fernandez.

A 3.ª fase de candidaturas irá decorrer entre 28 de Agosto a 25 de Setembro.

 

Outras Informações

 

Telefone: +351 266757315

e-mail: mmpp@uevora.pt

site: http://www.portaldoestudante.uevora.pt/oferta_formativa/31_ciclo/curso/(codigo)/360

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE