Daniel Pinho vence prémio de reabilitação urbana do Município de Odemira 2020

Categorias: Arquitetura
O Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO) foi atribuído à obra de habitação e serviços localizada em Odemira, da autoria do Arq.º Daniel Pinho (ARDE Arquitetura+Design).
O projeto contempla um extenso programa para um pequeno lote situado no núcleo antigo de Odemira. O imóvel original estava devoluto, em mau estado de conservação e tinha dois espaços comerciais disfuncionais. A criação de uma habitação unifamiliar e a criação de um espaço autónomo para a instalação de atelier, contribuíram para a revitalização e diversificação das funções urbanas.
O Júri, constituído pelo Arq.º Pedro Ramos (Verador da C.M. Odemira), Arq.º José Adrião (convidado pela C.M. Odemira) e pela Arq.ª Sofia Salema (indicada pela Ordem dos Arquitetos – Secção Regional do Sul) destacou que o “projeto/obra revela uma estratégia arquitetónica coerente e adequada de integração na envolvente urbana. A expressão volumétrica encontrada, é reveladora de um discurso sobre as questões arquitetónicas e disciplinares que merecem ser destacadas.”
O júri valorizou ainda “a clareza da distribuição programática, assim como o cuidadoso desenho da proposta”.
O Prémio de Reabilitação Urbana do Município de Odemira (PRUMO) tem como objetivo distinguir obras nas áreas de reabilitação urbanas (ARU), que representem um exemplo de qualidade arquitetónica e contribuam para a valorização do património edificado do concelho de Odemira.
Mais se informa que no dia 3 de julho (Dia Nacional do Arquiteto), haverá uma sessão organizada pelo Município de Odemira e pela Secção Regional do Alentejo da Ordem dos Arquitectos, no âmbito da atribuição da 1ª edição do prémio PRUMO, focando, igualmente, outras temáticas da reabilitação urbana, cujo programa será brevemente divulgado.
Fotografias © João Carmo Simões
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Webinars Leca®

Inscreva-se!