
David Afonso, investigador doutorando em Arquitetura na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa (FAULP), criou uma campanha de Crowdfunding na qual divulga o Polifuniculador, um instrumento especialmente destinado a arquitetos, engenheiros e designers que permite conceber estruturas fluídas, harmoniosas e eficientes que possuem apenas esforços axiais de tração (funiculares) ou de compressão (antifuniculares).
“Como pende a linha flexível assim invertido será o arco rígido”
Nesta simples frase, Robert Hooke sumarizou a forma mais eficiente que permite o equilíbrio de um arco, o arranjo no qual as tensões acompanham a sua geometria. Por outras palavras, Hooke descobriu que a geometria de uma corrente que suporta determinados pesos à tração (funicular), é simétrica à forma ideal de um arco que suporta o mesmo conjunto de pesos à compressão (antifunicular). Baseando-se neste princípio, Antoni Gaudí, Heinz Isler e Frei Otto projetaram algumas das suas mais ousadas estruturas com modelos suspensos de correntes, tecidos e redes.
Inspirado nesses modelos, o Polifuniculador é um instrumento leve e portátil que permite criar estruturas comprimidas ou traccionadas, visualizar os movimentos e deformações dos seus elementos e sentir, com as próprias mãos, a influência que cada gesto tem na estabilidade integral do sistema. O Polifuniculador vem com dois sistemas de suporte, três espelhos acrílicos, correntes esféricas, dois conjuntos de imanes de diferentes dimensões e um alicate.
A sua simplicidade permite uma fácil manipulação: ao adicionar, remover ou deslizar os imanes e correntes, é possível visualizar todo o arranjo estrutural adaptar-se até este repousar numa nova forma em equilíbrio. Simultaneamente, o espelho permite ver, em qualquer momento do processo generativo, a estrutura inversa à compressão.
Com esta ferramenta, uma nova abordagem poderá ser integrada no processo de trabalho de arquitetos, designers e engenheiros para a conceção de estruturas mais eficientes, continuas e harmoniosas.
Consulte AQUI mais informações sobre o projeto Polifuniculador