
O projecto Hverfjall Arch, criado por David Matos e Francisco Saraiva (Porto), venceu o primeiro prémio do concurso internacional Iceland Volcano Lookout Point — International Architecture Competition.
O Hverfjall Arch é um ‘miradouro comunicante’ que sinaliza presença humana na cratera. A estrutura convida o visitante a transformar o anel alienígena num farol alimentado por força humana (por meio de um um gerador acionado mecanicamente com uma manivela) que pode ser visto a grandes distâncias através das planícies circundantes. O arco iluminado expande —e comunica— a presença individual no local de forma lúdica e impactante e converte a experiência pessoal numa experiência colectiva.
Nota do júri:
“Criar um significante de presença humana numa paisagem tão árida e austera é uma abordagem convincente à resolução do problema colocado. Mais do que uma plataforma, este projecto oferece um farol — de conquista para o caminhante e de comunhão com quem vagueia pelas planícies e crateras vizinhas. Um conceito lúdico e inclusivo para o visitante e para a comunidade local. Impactante e divertido!”
https://www.linkedin.com/in/matosdavid
https://www.facebook.com/shutupandance.social
https://www.instagram.com/_shutupandance
https://shutupandance.net
https://www.linkedin.com/in/francisco-saraiva-4402a94
https://www.facebook.com/francisco.saraiva.370
https://www.instagram.com/franciscoxsaraiva/