Detailsmind responsável por reabilitar Centro Interpretativo da História do Bacalhau

Categorias: Arquitetura

A Detailsmind responsável por reabilitar Centro Interpretativo da História do Bacalhau, com projeto de arquitetura de Silva Dias Arquitectos, promovido pela Associação de Turismo de Lisboa (ATL), projeto integrado no Novo Cais de Lisboa, no Terreiro do Paço.

A Detailsmind, empresa portuguesa que se dedica à construção e reabilitação de edifícios residenciais, industriais, escritórios e comerciais, foi recentemente escolhida pela Associação de Turismo de Lisboa para a reabilitação do Centro Interpretativo da História do Bacalhau, em Lisboa.

Para esta escolha, a ATL teve em conta a vasta experiência da Detailsmind na área, conhecida pela sua atenção ao detalhe e acabamentos de obra, e pela confiança de uma equipa especializada que acompanhou toda a preparação e desenvolvimento do projeto.

A obra, de grande dimensão e sentido histórico, encontra-se integrada no projeto do Novo Cais de Lisboa, localizado no Torreão Nascente do Terreiro do Paço, e divide-se em duas áreas principais. No piso 0 as salas são dedicadas ao tema do Mar, à sua história e relevância nacional. Já no piso 1 do edifício encontram-se as divisões referentes à Mesa portuguesa, ao longo das quais se conta a história da pesca do bacalhau pelos marinheiros portugueses nos mares do Atlântico Norte, no decorrer dos séculos até aos dias de hoje.

“Este projeto singular e ambicioso, permitiu a criação de um espaço inovador e interativo, que combina a tecnologia com a cultura portuguesa e as nossas tradições, aproveitando a vista magnífica para o rio Tejo. O Centro Interpretativo da História do Bacalhau, é assim, um espaço para (re)lembrar as gerações de marinheiros e pescadores, e explicar a nossa história como povo. Neste sentido, a Detailsmind não poderia estar mais orgulhosa em ter feito parte desta obra tão importante para as nossas heranças nacionais. A atenção ao detalhe, que tanto nos caracteriza, foi aqui um fator fundamental para a concretização deste espaço de homenagem ao bacalhau, como símbolo da gastronomia e da cultura portuguesa.”, defende David Marques, CEO e sócio fundador da empresa.

No Centro Interpretativo é possível realizar-se um percurso pela história do bacalhau, ao longo de várias salas, com instalações muito diversas entre si, mas que mantêm uma linha coerente e harmoniosa. Ao longo das divisões do edifício, distribuídas pelos dois pisos, é possível conhecer-se a história da grande pesca, a saudosa viagem dos marinheiros e seu regresso, a explicação da frota bacalhoeira portuguesa e o quotidiano na campanha de pesca que podia demorar até seis meses.

Existe ainda uma sala dedicada à degustação deste peixe, onde é possível encontrar uma enorme diversidade de receitas e ainda, uma sala que oferece uma experiência imersiva, onde os visitantes podem sentir-se como um pescador sozinho no seu pequeno bote. Nesta sala em questão, foi colocado o desafio à Detailsmind de idealizar as principais soluções relativas à climatização, iluminação e motorização do pequeno bote para que o visitante tenha uma experiência o mais idêntico possível à realidade, sentindo o ambiente do mar gelado da Terra Nova.

Por fim, as últimas salas do Centro Interpretativo da História do Bacalhau são dedicadas ao futuro desta pesca, com vista às alterações climáticas e escassez de recursos marítimos. Todo o espaço foi pensado em volta de uma grande componente de domótica e computorização para os conteúdos apresentados, idealizados e executados ao pormenor.

Este projeto, com uma parte educativa associado a experiências de lazer, demorou 3 meses a ser concluído e contou com uma equipa Detailsmind totalmente especializada, composta pelo Diretor de Obra, Preparador, Encarregado e Administrativo, suportado por um Diretor de Produção, que acompanharam o projeto desde a sua planificação até à abertura ao público.

Sobre a Detailsmind
A Detailsmind é uma empresa 100% portuguesa dedicada à construção e reabilitação de todo o tipo de espaços industriais, comerciais, escritórios ou habitação. Com uma experiência de 15 anos e mais de 400 empreitadas concluídas, constrói espaços onde os detalhes são um reflexo da qualidade. A Detailsmind posiciona-se como a Construtura do Rigor, desde os acabamentos aos detalhes, dos processos às obras, da transparência à pro-atividade, da equipa à relação positiva e descomplicada. É uma empresa de construção e reabilitação reconhecida pela forma como faz do rigor um compromisso do princípio ao acabamento de cada projeto.

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal

Archicad 24

Clique aqui para saber mais.