Dois projetos portugueses pela primeira vez no Reference Book GROHE

A 10.ª edição do Reference Book GROHE conta com dois projetos de Portugal, em Cascais e em Aveiro, com 60 projetos excecionais da Europa e do Médio Oriente, a edição deste ano celebra a paixão da GROHE pela água. Edifícios que nos inspiram – da hotelaria aos segmentos comercial, residencial, de saúde e marítimo –, todos equipados com design GROHE centrado no consumidor.

Os produtos GROHE podem ser encontrados nos lugares mais icónicos do globo: numa ilha remota na Suécia, num majestoso boutique hotel nas montanhas no sul do Tirol, no vibrante estádio de futebol Tottenham Hotspur ou em alto mar. A marca global líder em soluções completas de casa de banho e em acessórios de cozinha GROHE leva-nos, pelo décimo ano, numa viagem emocionante à volta do mundo. A recente edição do Reference Book GROHE mostra-nos 60 projetos marcantes, celebrando o trabalho de arquitetos e designers talentosos que colaboraram com a GROHE para tornar realidade a “paixão pela água”; e onde constam, pela primeira vez, dois projetos portugueses, ambos do segmento residencial.

Entre as edificações de prestígio nesta edição duas situam-se em Portugal: a Casa ARN 25, em Cascais(1); e o Edifício Doca, em Aveiro(2). Este último fica na Praia da Barra, entre a lagoa e a costa atlântica. A localização do Doca é idílica: junto a extensas praias de areia e à rede de percursos pedestres e de corrida da Reserva Natural das Dunas de São Jacinto; e ideal para quem aprecia a natureza, desportos náuticos e um estilo de vida ativo ao ar livre.

O projeto – uma colaboração entre o estúdio de arquitetura e design de interiores Civilria e a Universidade de Aveiro – assenta no conceito de “casa passiva”, em que a eficiência energética é fundamental para todos os aspetos do design do edifício. As paredes externas são generosamente isoladas e os vidros posicionados de acordo com a orientação do sol.

O resultado é um edifício com conforto térmico ao longo do ano, baixíssimo consumo de energia e elevada qualidade do ar. Os apartamentos são amplos e repletos de luz natural. Nos interiores, concebidos de acordo com os mais elevados padrões de funcionalidade, a cozinha e as casas de banho estão equipadas com misturadoras GROHE das linhas Eurosmart Cosmopolitan e Lineare.

1 Casa ARN 25, do atelier [i]da arquitectos, concluída em 2020. Produtos GROHE: BauEdge; Minta.
2 Edifício Doca, da Civilria, concluído em 2019. Produtos GROHE: Eurosmart Cosmopolitan; Euphoria System 260; Lineare.

GROHE X – dê vida aos projetos

A 16 de março deste ano a GROHE lançou a sua plataforma de experiência digital GROHE X, onde encontra painéis de debate, entrevistas em vídeo com especialistas da indústria, ou conteúdo on demand que mostra em primeira mão o design e as inovações GROHE. A plataforma GROHE X dá vida aos projetos. Adaptada aos interesses da comunidade de design, inclui tours de projeto por profissionais especializados, bem como ideias estimulantes e progressivas de líderes de opinião – tudo concebido para manter a comunidade global GROHE a par das últimas novidades e tecnologias.

Um dos primeiros lugares que pode ver na GROHE X – e que é a capa deste Reference Book GROHE – é o extraordinário e mais famoso farol da Suécia, o Pater Noster, situado na remota ilha de Hamneskär. Construído em 1868, recebeu o nome em homenagem às orações dos marinheiros, que rezavam o Pai Nosso (Pater Noster em latim) quando os navios se aproximavam dos perigosos recifes da ilha. Gerações de faroleiros viveram neste ambiente extremo com as suas famílias por quase 110 anos. A agência de design Stylt, com sede em Gotemburgo, deu uma nova vida ao antigo farol ao criar um hotel íntimo para 18 hóspedes. Erik Nissen Johansen, fundador da Stylt, acompanha-nos numa visita, em que se inclui a master suíte, equipada com as misturadoras de lavatório GROHE Atrio, as misturadoras de chuveiro Grohtherm e o conjunto de chuveiro Power & Soul 130.

Descubra mais projetos fascinantes na nova edição do Reference Book GROHE, certificada como neutra em carbono: a GROHE, em colaboração com a alemã natureOffice, calculou as emissões de CO2 associadas à impressão do livro em 15.156t CO2, que serão compensadas via um projeto de proteção climática apoiado pela GROHE.

Ou mantenha-se a par no hub GROHE X, onde pode continuar a explorar mais referências GROHE.

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?