A Rede Europeia de Açoteias Criativas (ECRN) desafia cidades a utilizar as açoteias como forma de combate às alterações climáticas e à segregação socioeconómica.
Repensar o uso das açoteias, mapear as que se encontram disponíveis e juntar a comunidade para tomar decisões sobre o seu uso futuro, são alguns dos desafios que a ECRN lança às cidades da Europa. Este projeto – co-financiado pelo programa Europa Criativa – junta cidades, criativos, urbanistas e agentes locais que trabalham em conjunto para desenvolver e partilhar novos métodos para a gestão sustentável e colaborativa da arquitetura das açoteias em toda a Europa.
A área de espaço urbano disponível para uso das populações, bem como para albergar as crescentes infraestruturas e serviços básicos é escassa e, ao mesmo tempo, as cidades enfrentam desafios de desenvolvimento urbano complexos, nomeadamente no que concerne ao espaço subutilizado e mal utilizado.
Mais de 30% da área urbana é composta por açoteias, um recurso subutilizado que as cidades podem ativar para aumentar a sustentabilidade ambiental, social e económica. Os rooftops – de acordo com os princípios do European Green Deal e da New European Bauhaus – podem ser novos espaços comunitários e criativos.
O documento agora apresentado, envolveu a consulta de cerca de 1850 pessoas e entidades (legisladores e funcionários públicos, arquitetos, proprietários de imóveis, construtores, moradores de habitações sociais, associações de moradores, artistas, produtores culturais, empresários, estudantes e crianças) em 9 cidades de 8 países num diálogo sobre o futuro da sustentabilidade das açoteias na Europa.
Este documento fornece uma revisão acessível sobre o que é a arquitetura criativa das açoteias e o que isso pode significar para o desenvolvimento urbano sustentável, bem como recomendações para as comunidades urbanas interessadas e que desejam ativar, criativamente, a paisagem das açoteias da sua cidade para aumentar a sua sustentabilidade.
A ECRN – European Creative Rooftop Network é composta pelas seguintes entidades:
– Município de Faro, Portugal, que organiza o festival Açoteia – Faro Rooftop Festival
– Stichting Rotterdamse Dakendagen, Roterdão, Holanda, que organiza o festival Rotterdamse Dakendagen
– Município de Chemnitz, Alemanha
– Município de Antuérpia, Bélgica, que organiza o festival DAKkan
– Coincidencies, Barcelona, Espanha, que organiza o festival Terrats en cultura
– Urban Gorillas, Nicosia, Chipre
– Urban Scale Interventions Ltd, Belfast, Reino Unido
– Stichting Stadvinderij, Amsterdão, Holanda, que organiza o festival ROEF
– Folkstadens ideella förening, Gotemburgo, Suécia
O documento foi produzido por Tiago Prata e foi publicado pela ECRN – European Creative Rooftop Network. Pode ser consultado neste > AQUI.
Fotos: Açoteia Faro Rooftop Festival © Município de Faro/Epopeia Brands
https://www.acoteia.pt/
https://ecrn.city/wp-content/uploads/2023/06/PolicyPaper_230511_225101.pdf