Edição 2010 dos ICSC European Shopping Centre Awards

Categorias: Arquitetura

Broadway Malyan duplamente premiada

 

Dois projectos assinados pelo gabinete de arquitectura Broadway Malyan venceram dois grandes prémios na edição 2010 dos “ICSC European Shopping Centre Awards”, nas categorias de “Novo Centro Comercial de Pequena Dimensão” e de “Renovação e Ampliação” de centros comerciais.

 

A Broadway Malyan foi o único gabinete de arquitectura com dois projectos da sua autoria premiados, de um total de apenas cinco prestigiados galardões europeus atribuídos pelo International Council of Shopping Centres (ICSC) aos melhores projectos, de entre os 19 pré-seleccionados para a shortlist deste ano.

 

O Valecenter e o Forum Barreiro foram desenvolvidos em Itália e em Portugal, para a Sonae Sierra e a Multi Development, respectivamente.

 

Considerados os mais conceituados prémios a nível global na área de centros comerciais, ambos vêm destacar a “expertise” e o “know-how” da Broadway Malyan, bem como contribuir para reforçar a sua liderança, a nível nacional e internacional, na área de arquitectura para projectos de retail.

 

O Fórum Barreiro, da Multi Development, foi o grande vencedor na classe de melhor “New Development” europeu com Área Bruta Locável (ABL) inferior a 30 mil m2; enquanto o Valecenter, localizado em Veneza, promovido pela Sonae Sierra, foi considerado o melhor projecto europeu de “Refurbishment & Extension”, ambos com projecto de arquitectura assinado pela Broadway Malyan.

 

O Forum Barreiro, projectado em conjunto com a T+T Design, foi considerado o melhor “Novo Centro Comercial de Pequena Dimensão”, pelo exemplo que constitui a nível europeu, em termos de revitalização urbana de cidade e enquanto projecto sustentável, destacando-se como um verdadeiro pólo de atractividade, no processo de modernização e na economia da região envolvente.

 

Integrado no programa de revitalização do centro urbano da cidade do Barreiro, representou um investimento de 72 milhões de euros, tem uma A.B.L. de 17.500 m2, distribuída por 108 lojas, entre as quais 5 âncoras, 12 restaurantes, quatro salas de cinema e um parque de estacionamento subterrâneo para 700 veículos.

 

Embora considerado um centro comercial de ar livre, possui uma cobertura em madeira e vidro para assegurar as melhores condições de conforto aos visitantes, durante todo o ano. Na fase de construção foi atribuída especial atenção às questões de sustentabilidade e tratamento de resíduos. Por exemplo, as madeiras possuem certificação de origem de florestas ambientalmente sustentáveis, tendo ainda sido feitos todos os esforços para tornar o projecto um modelo de eficiência energética.

 

Por seu lado, o Valecenter localizado em Veneza, Itália, e desenvolvido em conjunto com o Arq. José Quintela, foi premiado por ser o melhor projecto na classe de “Renovação & Ampliação” de centros comerciais a nível europeu. O projecto conta com 124 lojas, distribuídas por 48.306 m2 de A.B.L. e 2.900 lugares de estacionamento.

 

A renovação total da arquitectura e decoração do centro baseou-se na temática da famosa indústria vidreira da região — o célebre vidro de Murano —, cuja inspiração está patente nas cores fortes dos interiores e nos vitrais, que tornaram o ambiente do centro mais confortável, trendy e envolvente.

 

De destacar também as mudanças significativas ao nível da total reorganização do espaço para o tornar mais eficiente e com uma melhor circulação, além da criação, de raiz, de uma praça de restauração para 600 lugares, contribuindo para um tenant-mix renovado, com acréscimo de variedade e qualidade, bem como de novos padrões de conforto e serviços, num ambiente moderno e acolhedor.

 

O International Council of Shopping Centres (ICSC) é a maior associação global da indústria de centros comerciais, integrando mais de 75 mil membros em 80 países. Os “ICSC European Shopping Centre Awards” são entregues durante a conferência anual da associação que, em 2010, teve lugar em Praga, na República Checa, nos dias 28 e 29 de Abril. Considerados os prémios mais prestigiados que distinguem anualmente os melhores centros comerciais a nível europeu, são apurados de acordo com uma selecção feita por um júri constituído por proeminentes especialistas internacionais no sector.

 

Além dos dois prémios agora recebidos por projectos assinados pelo gabinete de arquitectura, a Broadway Malyan em Portugal soma ainda ao seu historial vários prémios, onde se destacam os prémios atribuído pela Revista Imobiliária ao “Edifício Sony”, para “Melhor Empreendimento do Ano 2000”, ao Edifício “Torre Zen” e à Sede da Roche Farmacêutica Química para o Prémio para “Melhor Edifício de Escritórios em Portugal” do Ano de 2003 e 2006, respectivamente; e ao “W Shopping” com o Prémio de “Melhor Empreendimento Comercial” em 2003. O projecto da “Estação do Rossio” ganhou o “Prémio Construir 2007” na categoria de Reabilitação. A Broadway Malyan foi ainda galardoada com o prémio ICSC 2007 (lnternational Council Shopping Centre) na categoria de “Best Large Shopping Centre” com o projecto do Forum Coimbra, em Portugal. O mesmo projecto ganhou igualmente, o prémio do MAPIC 2007 para melhor centro comercial, tendo-lhe ainda sido atribuído o Prémio de Mérito “ICSC Design & Development Award 2007” e o prémio internacional para “Shopping do Ano” do “Retail City Awards 2008”.

 

Os dois projectos de arquitectura da Broadway Malyan agora distinguidos a nível europeu estão apurados para o “2010 ICSC International Awards Program”, os prémios de retail a nível mundial, cujos vencedores serão anunciados em Dezembro de 2010.

 

A Broadway Malyan Portugal

A Broadway Malyan está presente em Portugal desde 1996 e é hoje um dos principais gabinetes de arquitectura do país, sendo composto, actualmente, por uma equipa de 40 pessoas. Ao longo de 14 anos, a Broadway Malyan tem sido um dos ateliers protagonistas no campo da arquitectura nacional, onde já alcançou um lugar de liderança em diferentes segmentos do sector. Os projectos de centros de escritórios, centros comerciais, edifícios de hotelaria e turismo, a arquitectura paisagista, o planeamento e regeneração urbana, o design de interiores e o space planning, são as grandes apostas da Broadway Malyan, que trouxe para Portugal alguns conceitos inovadores na forma de projectar e intervir no espaço.

 

A nível nacional tem assinado um vasto leque de projectos de arquitectura um pouco por todo o país, muitos deles premiados, inclusivamente a nível internacional. Entre muitos trabalhos realizados em Portugal, o ateliê tem participado no desenvolvimento de projectos como: Remodelação das Áreas Comerciais do Aeroporto de Lisboa, Hotel Olissipo Oriente (Parque da Nações), os interiores do Hotel e Centro de Conferências Lagoas Park (Oeiras), a sede da farmacêutica Roche (Amadora), o Edifício Sony e Torre Zen (Lisboa); o projecto habitacional “Nova Amoreiras” (Lisboa), bem como os centros comerciais Fórum Algarve, Fórum Coimbra, Fórum Barreiro e Espaço Guimarães. A remodelação do edifício da Estação do Rossio, onde se situam aliás as suas novas instalações, é também da autoria da Broadway Malyan.

 

fonte: matéria escrita

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?