Eduardo Souto de Moura recebe hoje, em Lisboa, o prémio Secil Arquitectura

Categorias: Arquitetura

O arquitecto Eduardo Souto de Moura recebe hoje, em Lisboa, o Prémio Secil Arquitectura 2010, atribuído pela Secil e a Ordem dos Arquitectos, pelo projecto da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais.

Criado em 1992, o galardão distingue, de dois em dois anos, a mais significativa solução de arquitectura portuguesa, tendo o júri desta edição sido composto pelos arquitectos Nuno Brandão Costa, Siza Vieira, Diogo Seixas Lopes, Paula Silva, Luísa Marques e presidido por Duarte Cabral de Mello.

 

Esta é assim a terceira vez que Eduardo Souto de Moura é distinguido com o Prémio Secil, depois de em 2004 ter sido escolhido com o Estádio Municipal de Braga e, em 1992, ano da criação do prémio, com a construção da Casa das Artes no Porto.

 

O júri do Prémio Secil Arquitectura 2010 destacou a Casa das Histórias Paula Rego entre 16 obras finalistas de arquitectura que considerou de «qualidade exemplar», sublinhando que o edifício criado por Eduardo Souto de Moura «foi pensado tendo em conta os elementos fundamentais já existentes: o terreno e as árvores».

 

A atribuição do prémio foi anunciada no passado dia 15 de Setembro.

 

Eduardo Souto de Moura foi este ano o segundo português a conquistar o Pritzker – o maior galardão mundial da área da arquitectura – e já recebeu, entre outros galardões, o Prémio Internacional ‘Pedra na Arquitectura’ para a casa, em Braga, concedido pela Feira de Verona, e o prémio da secção portuguesa da Associação Internacional de Críticos de Arte (AICA).

 

Nascido no Porto, a 25 de Julho de 1952, Souto de Moura faz parte do núcleo de profissionais da ‘Escola do Porto’, ao lado de Fernando Távora e Siza Vieira, tendo-se licenciado em 1980 pela Escola Superior de Belas Artes do Porto.

 

Entre 1974 e 1979 colaborou com Álvaro Siza Vieira, o primeiro arquitecto português a ser distinguido com o Pritzker, em 1992.

 

Souto de Moura tem vindo a leccionar nalgumas das mais conceituadas escolas de arquitectura desde o início dos anos 1980: inicialmente na Faculdade de Arquitectura do Porto e, depois, em Paris-Belleville, Harvard, Dublin, Zurique e Lausanne.

 

A cerimónia do Prémio Secil de Arquitectura realiza-se a partir das 18:00 no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, estando previstas as presenças da ministra da Agricultura, do Mar, do Ambiente e do Ordenamento do Território, Assunção Cristas, e do secretário de Estado da Cultura, Francisco José Viegas.

 

Na sessão será igualmente entregue o Prémio Secil Universidades Arquitectura 2010, este ano atribuído a oito projectos.

 

 

Imagem © NUNO FERREIRA SANTOS

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?