Educação em destaque no Rocagallery.com

Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da Grafton Architects, partilham as suas opiniões a respeito dos espaços dedicados à aprendizagem

O Rocagallery.com, no âmbito do tema dedicado à educação destaca uma entrevista a Yvonne Farrell e Shelley McNamara, as fundadoras da Grafton Architects. Nesta conversa com Diana Gray, falam sobre os projetos realizados para espaços de ensino, como o campus universitário UTEC, em Lima, a Universidade Luigi Bocconi, em Milão, ou o projeto Town House para a Kingston University, em Londres, selecionado como finalista do Prémio de Arquitetura Contemporânea da União europeia — Prémio Mies der Rohe 2022.

A plataforma on-line para o debate e a investigação sobre arquitetura, design e sustentabilidade dedica-se ao tema da “Educação”, refletindo sobre as necessidades e os desafios que as instituições de ensino enfrentam. Partindo de diferentes ângulos e áreas de estudo, os autores convidados falam sobre a sua visão para responder às necessidades atuais e futuras da educação e da estratégia para reformular os espaços dedicados às próximas gerações.

Com uma vasta e abrangente experiência no design de equipamentos educativos, Yvonne Farrell e Shelley McNamara, da Grafton Architects, explicaram o que significa projetar edifícios tão complexos e ricos do ponto de vista da programação, como é o caso das universidades. O design do projeto de Town House para a Kingston University de Londres, selecionado recentemente como finalista do prémio Mies van der Rohe 2022, baseia-se na sobreposição de utilizações que se consegue ao misturar a biblioteca com os estúdios de dança. A justaposição de atividades contemplativas com outras mais ativas oferece uma aproximação criativa à educação como processo de compromisso e descoberta.

O debate em torno das escolas e dos programas educativos serve para reformular o papel que a arquitetura deve ter neste âmbito. Perante os desafios que se levantam, os arquitetos e designers devem, hoje mais do que nunca, exploram soluções modernas e inovadoras relacionadas com o design dos edifícios escolares atuais e futuros.

Considerando este objetivo, os autores do tema apresentaram uma visão global relativa às necessidades futuras das escolas e de outros espaços de ensino, as novas exigências dos alunos e a construção de um perfil docente orientado para a migração digital, sem esquecer a importância das relações sociais.

Entre os autores que colaboraram, encontram-se: Lance Jay Brown, presidente do Consortium for Sustainable Urbanization, que, no seu artigo “La formación en arquitectura”, expõe a importância de fatores como as mudanças climáticas e a sustentabilidade nas escolas de arquitetura do futuro; Mónica Gutiérrez e Rubén Lorenzo, membros do coletivo de arte e arquitetura Basurama, escrevem sobre a importância dos espaços exteriores durante a infância em “Patios silvestres donde solíamos jugar” ; por sua vez, Juulia Kauste, socióloga especializada em arquitetura e arte, apresenta em pormenor o novo plano de estudos na Finlândia e como este tem impacto nos edifícios escolares no seu artigo “Espacios para la educación al servicio de toda la comunidad”; Binke Lenhardt, arquiteta e cofundadora do estúdio Crossboundaries, fala sobre a futura configuração das aulas em relação à sua experiência projetando escolas na China na publicação “Más que un arquitecto”; Mariana Ordóñez e Jesica Amescua, arquitetas e cofundadoras do estúdio Comunal, apresentam o caso de estudo da Escuela Rural Productiva, em Tepetzintan, México, e o papel ativo que as comunidades devem ter nas infraestruturas escolares na sua publicação “Escuela rural productiva”. Houve ainda oportunidade para falar sobre o tema do jogo com Kimberlie Birks, escritora especializada em arte e design, que explora a importância que o design dos brinquedos tem na formação das crianças; Mario Corea, arquiteto e fundador de Mario Corea Arq., fala sobre o design tipológico como uma forma de obter escolas mais modernas e eficientes; Jorge Raedó, arquiteto e diretor da iniciativa Osa Menor, aborda a estreita relação entre infância, educação e arquitetura; e, finalmente, Neil Pinder, responsável de design de produto e arquitetura na Graveney School, reflete sobre as diferentes metodologias para envolver os jovens de hoje na arquitetura de amanhã.

Através deste tema, o Rocagallery.com continua a analisar, pela mão de profissionais de áreas muito variadas, questões de máxima atualidade do ponto de vista da arquitetura, do design, da inovação e da sustentabilidade. Todos os artigos estão disponíveis tanto em inglês como em castelhano, em http://www.rocagallery.com/.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.