A Egurtek apresentará as soluções mais avançadas na construção em madeira com exibições ao vivo no Fórum Internacional de Arquitetura e Construção em Madeira, que se realizará nos dias 16 e 17 de outubro no Bilbao Exhibition Centre, contará com uma série de Jornadas Técnicas e um Congresso de primeiro nível.
As empresas participantes na Zona Expo, provenientes da Alemanha, Austrália, Bélgica, EUA, França, Itália e Espanha, dedicam-se principalmente à bioconstrução, estruturas, materiais e tratamentos da madeira.
A X edição do Egurtek, Fórum de Arquitetura e Construção em Madeira, que promove este recurso essencial para a construção sustentável, chegará ao Bilbao Exhibition Centre em outubro com propostas muito interessantes, também na Zona Expo. Aí serão realizados os Innovation Workshops, com o objetivo dos expositores apresentarem as últimas novidades em produtos e serviços do setor.
Uma das principais novidades desta edição será a realização de demonstrações ao vivo neste espaço, o que permitirá ao público observar em primeira mão as soluções e técnicas mais avançadas em matéria de construção e design em madeira.
O caráter internacional do evento no setor da madeira faz com que a presença estrangeira seja também significativa. O evento contará com a presença de cerca de cinquenta expositores provenientes de Espanha, Alemanha, Austrália, Bélgica, EUA, França e Itália. As empresas participantes, que apresentarão produtos e soluções inovadoras, trabalham nos setores da construção sustentável – bioconstrução, estruturas de madeira, materiais e elementos para a construção neste material e tratamentos para a madeira.
O objetivo da Zona Expo é mostrar aos profissionais as últimas tendências na construção em madeira. Para tal, oferecerá uma visão global de produtos e serviços relacionados com aspetos como, por exemplo, tratamentos de madeira, software de estruturas e importação de materiais, entre outros. O evento contará ainda com uma área dedicada ao networking, onde os profissionais do setor poderão trocar ideias e estabelecer colaborações.
Jornadas técnicas e um Congresso de primeiro nível
O programa do Egurtek será completado com jornadas técnicas, organizadas em conjunto com a Associação de Madeira do País Basco, Baskegur, e com a realização de um congresso internacional que contará com profissionais de primeiro nível, como o prémio Pritzker 2023, David Chipperfield.
As quatro Jornadas Técnicas de inovação em madeira centrar-se-ão em temas específicos relacionados com a arquitetura e a construção neste material, como a bioeconomia florestal circular, a digitalização e as novas tecnologias, o design e a decoração de interiores, assim como a acústica ou o fogo. As sessões incluirão apresentações de especialistas, a apresentação de relatórios e um debate no final de cada sessão.
Por seu lado, o congresso contará com um painel de prestigiadas figuras nacionais e internacionais especializadas em arquitetura e construção em madeira. O famoso arquiteto e urbanista britânico Sir David Chipperfield (David Chipperfield Architects), vencedor do Prémio Pritzker 2023, será uma das principais atrações. A ele se juntarão oradores da Alemanha, Áustria, França, Finlândia e Reino Unido, que apresentarão os seus pontos de vista sobre as possibilidades da construção em madeira e partilharão os seus projetos mais recentes: Andreas Etzelstorfer (Backraum Architektur), Liza Heilmeyer (Estudio Birk Heilmeyer und Frenzel), Mikko Liski (AFKS Architects) e Philippe Madec (Atelier Philippe Madec).
Num plano mais próximo, Beñat Saratxaga (Behark Arkitektura, Bilbao), Carol Beuter (Estudio HAZ Arquitectura, Barcelona), Maialen Sagarna (OS3 Arquitectura, Usurbil) e José Toral (Peris+Toral Arquitectes, Barcelona) serão os responsáveis por destacar a utilização deste material na conceção de obras de qualidade, inovadoras e respeitadoras do ambiente.
Este fórum é organizado pelo Bilbao Exhibition Centre e tem o patrocínio do Departamento da Indústria, Transição Energética e Sustentabilidade do Governo Basco, com a colaboração da Baskegur – Associação da Madeira do País Basco e da Ordem dos Arquitetos Basco-Navarra, assim como da Escuela de Ingeniería de Bilbao (UPV/EHU).