Elói da Silva Gonçalves vence concurso para o conjunto habitacional em Setúbal

Categorias: Arquitetura
O júri considerou que, dos 4 trabalhos apresentados no concurso para o conjunto habitacional Av. Júlio Santos, Setúbal, e conforme o Relatório Final de Júri, a proposta vencedora da autoria de Elói da Silva Gonçalves, destaca-se “pela relação com o lugar privilegiando uma solução de continuidade visual. Ao elevar os edifícios do solo, cria-se uma permeabilidade que valoriza a extensão do espírito paisagístico”.
O júri aponta ainda que a funcionalidade do conjunto e a forma natural como este se integra no local, nomeadamente, no que se refere à relação com os espaços exteriores bem como a organização funcional e a privacidade dos pisos habitacionais.
A proposta da autoria dos Fala Atelier, Lda., classificada em 2º lugar, evidencia-se pela solução de fachada prevê uma leitura modular conseguida através de um conjunto de varandas sustentadas no sistema estrutural visível. Os ensombramentos são efetuados por painéis deslizantes que quando encerrados proporcionam uma imagem alternada entre opacidade e transparência.
A proposta classificada em 3º lugar, da autoria de Vitor Hugo – Coordenação e Gestão de Projectos, SA, apresenta uma abordagem de volume compacto que se adapta à topografia do lugar, privilegiando a organização do espaço no interior do quarteirão e criando limites bem definidos com a pré-existência.
1º classificado
Autoria: Elói da Silva Gonçalves
Coordenação: Mário David Lucas Pires de Mendes Serrano
2º classificado
Autoria: Fala Atelier, Lda.
Coordenação: Ana Luísa Afonso Ferreira Soares
3º classificado
Autoria: Vitor Hugo – Coordenação e Gestão de Projectos, S.A.
Coordenação: José Manuel Magno Lopes da Silva
LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE