
A Indústria da Madeira e do Mobiliário em Portugal continua a expandir a sua presença em mercados extracomunitários, consolidando o seu crescimento e reforçando a sua competitividade a nível global. Entre 2010 e 2024, as exportações da Fileira da Madeira e do Mobiliário aumentaram 95%, passando de 1,55 mil M€ para 3,03 mil M€. Este crescimento foi impulsionado tanto pelo mercado intra-UE (+85%) quanto pelo mercado extra-UE (+128%), com destaque para os produtos de “Mobiliário, Colchoaria e Iluminação”, que registaram um crescimento de 145% fora da União Europeia.
Dando continuidade a este percurso, a AIMMP – Associação das Indústrias da Madeira e do Mobiliário de Portugal organiza, entre os dias 14 e 16 de abril de 2025, a participação portuguesa no Dubai Wood Show, o maior evento do setor da madeira e mobiliário nos Emirados Árabes Unidos. Nesta edição, a delegação nacional será composta pelas empresas MBN Group, Portilame, Revesperfil, Ribadao Wood Boutique, SimplyCeram, Temahome, TradingTimber e X8 Solutions Group. A representação portuguesa estará localizada no Hall 6, Stand A 01, e na área de meeting point, proporcionando um ponto de encontro privilegiado para as empresas nacionais promoverem os seus produtos e criarem parcerias internacionais.
EXPORTAÇÕES PORTUGUESAS EM CRESCIMENTO
A aposta na internacionalização tem sido fundamental para o setor da Madeira e Mobiliário em Portugal. O crescimento sustentado das exportações para mercados fora da União Europeia demonstra a capacidade das empresas nacionais para competir em cenários exigentes e altamente dinâmicos.
Os cinco principais mercados de destino intra-UE em 2024 foram Espanha (33%), França (26%), Alemanha (5%), Países Baixos (3%) e Bélgica (2%). Já no mercado extra-UE, os principais destinos foram Reino Unido (6%), EUA (5%), Eslováquia (2%), Marrocos (1%) e Suíça (1%).
“A presença portuguesa em feiras internacionais como o Dubai Wood Show é crucial para o fortalecimento da nossa indústria, permitindo-nos expandir a rede de contactos e apresentar a qualidade e inovação do design português a um público influente e altamente qualificado”, destaca Vítor Poças, Presidente da AIMMP.
PORTUGAL EM DESTAQUE NO DUBAI WOOD SHOW
O Dubai Wood Show é uma das mais importantes plataformas de networking e negócios business-to-business no setor da madeira e mobiliário, reunindo decisores de todo o mundo. Para as empresas portuguesas, esta feira representa uma oportunidade única para apresentar soluções inovadoras e estabelecer relações comerciais em mercados de elevado potencial.
A participação de Portugal neste evento sublinha a força e a diversidade da indústria nacional, evidenciando a sua capacidade de adaptação às tendências globais e reforçando o estatuto do país como um player relevante no setor. Como parte do programa da feira, no dia 14 de abril, às 11h00, a delegação portuguesa receberá a visita do Exmo. Sr. Embaixador Dr. Fernando Figueirinhas e do Eng. Manuel Couto Miranda, Conselheiro Económico nos Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita e Qatar.
PLANO DE INTERNACIONALIZAÇÃO – INTER WOOD & FURNITURE DA AIMMP
No âmbito do Inter Wood & Furniture, o Plano de Internacionalização da AIMMP prevê a concretização de estratégias de expansão internacional e diversificação para mercados de elevado potencial, através de um programa estruturado de intervenção. Entre outras iniciativas, e para 2025, o programa tem um plano de feiras internacionais que pode ser consultado no site da AIMMP.
Ao longo dos anos, este programa já apoiou mais de 400 empresas, através de 195 ações, em mais de 30 mercados, com incentivos até 50%, tendo contribuído para o crescimento das exportações do setor, que desde 2010 duplicou as suas exportações.
A operação «INTER WOOD & FURNITURE 2024-2025 – INTERNACIONALIZAÇÃO SUSTENTADA DAS EMPRESAS DA FILEIRA DA MADEIRA E MOBILIÁRIO» é apoiada pelo Programa Operacional COMPETE 2030, pelo Portugal 2030 e pela União Europeia. Os Fundos Europeus Mais Próximos de Si.