Escola Lima de Freitas em Setúbal nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award 2015

Categorias: Arquitetura

A Modernização da Escola Lima de Freitas em Setúbal dos arquitetos Ricardo Carvalho + Joana Vilhena foi nomeada para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies van der Rohe Award 2015

 

A Remodelação e Ampliação da Escola Lima de Freitas, em Setúbal, se baseia numa estratégia de valorização da arquitetura e da paisagem no limite leste do Parque Natural da Arrábida. Procurou-se preservar a mata atlântica que funciona hoje como espaço de imprevisibilidade no interior do recinto, construindo onde não fosse necessário derrubar árvores.

 

O projeto procura ainda densificar o conjunto, atribuindo complexidade à relação entre as partes. Esta complexidade significou construir entre os pavilhões espaços destinados às atividades coletivas da escola.

 

O projeto prevê uma transformação profunda da relação entre os espaços exteriores e interiores e, principalmente, a criação de um estímulo a uma nova e mais clara relação programática entre as partes. Para minimizar o impacto da construção no espaço disponível, a estratégia de projeto consiste em construir nos taludes que separam os três níveis topográficos.

 

Foram criados vários espaços de escala nobre, para os alunos e professores, que acusam a sua presença como chaminés entre os pavilhões, e um terreiro que aglutina e celebra a vida cotidiana da escola.

 

Ver projeto

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE