
Miguel Arruda, escultor, designer e arquitecto de projecção internacional, apresenta, no âmbito do CCB Fora de Si, do PortugalArte10 e da Trienal de Arquitectura de Lisboa 2010, a peça Escultura Habitável.
Com Escultura Habitável, Miguel Arruda transporta a memória formal de uma das suas primeiras esculturas da década de 60 para a actualidade e confere-lhe a escala e a experiencia espacial da arquitectura.
O Módulo exposto na Galeria Diário de Noticias, em 1968, é hoje objecto de uma ampliação 56 vezes a sua dimensão inicial. Esta nova volumetria, vem possibilitar um determinado teor de habitabilidade, o que lhe permite interpretar o conceito de Escultura Habitável. Quer a apropriação física da peça, quer os valores tácteis da sua primeira volumetria, exercitam-se agora exteriormente e interiormente. É justamente esta experiência física que o autor pretende partilhar com o público.
Sob o ponto de vista construtivo uma estrutura metálica extraída do módulo inicial, agora computorizado, responde estruturalmente pela nova definição volumétrica.
Esta estrutura, encontra-se expectante para receber diferentes layers de materialidade, como a cortiça, numa perspectiva de recobrimento opaco, ou elementos vegetais, com um determinado teor de transparência. Em qualquer dos casos, concretiza-se a definição de um espaço interno, embora produzindo sensorialmente situações diferenciadas. O Jardim das Oliveiras torna-se assim um território onde o visitante pode habitar a peça, experimentando uma quadridimensionalidade que projecta a apropriação da arte, a arte como lugar e o lugar como conceito de Escultura Habitável.
Autor: Miguel Arruda
Colaboração: Pedro Pereira
Estrutura: Afaconsult
Construção: Dustrimental
Revestimento e pavimento: Grupo Amorin
Montagem: Construções Casimiro
Totem: Termoono
Audiovisuais: Restart
Publicações: Caleidoscópio
Fotografia: FG+SG – Fotografia de Arquitectura
Data: Julho-Outubro, 2010
Local: Jardim das Oliveiras, CCB, Lisboa
Miguel Arruda nasceu em Lisboa a 27 de Abril de 1943. Em 1968 completa o Curso de Escultura da Escola Superior de Belas Artes e, em 1989, o Curso de Arquitectura da Faculdade de Arquitectura da Universidade Técnica de Lisboa. Professor Agregado e Professor Catedrático da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, na qual desempenhou as funções de Presidente do Conselho Directivo de 2004 a 2008. Foi convidado para fazer parte da Comissão coordenadora do curso de pósgraduação em Design Urbano 99-00, promovido pelo Centro Português de Design, Barcelona Centre Dessiny, Faculdade de Belas Artes de Lisboa e Universidade de Barcelona. Tem proferido diversas conferências sobre a temática do Design e da Arquitectura em Portugal e no estrangeiro.