
Espaço Público: Uma Casa para Todos é o tema da proposta vencedora do concurso lançado pelo Conselho Directivo Nacional, aberto a todos os arquitectos inscritos na OA.
Os arquitectos Susana Lobo, Ana Alves Costa, João Fôja, João Gomes, Ricardo Agarez e Susana Constantino são os autores da proposta vencedora.
Foram recebidas quatro candidaturas que, após a avaliação do Júri, e de acordo com os critérios definidos no Regulamento do Concurso, se destacaram de acordo com a seguinte ordem:
1.Espaço Público: Uma Casa para Todos dos arquitectos Susana Lobo, Ana Alves Costa, João Fôja, João Gomes, Ricardo Agarez e Susana Constantino;
2. Arquitectura do Espaço Público, Hoje dos arquitectos Luís Viegas, Rodrigo Coelho e Rui Américo Cardoso;
3.(Trans)formação da arquitecta Andreia Garcia;
4.Espaço Público – Para nós e para todos, dos arquitectos Rita Palla Aragão e Tiago Castela.
O júri deliberou recomendar ao CDN a adjudicação dos trabalhos de Comissariado da edição HP 12-17 à equipa responsável pela Candidatura Espaço Público: Uma Casa para Todos, excluindo a proposta de Calendário e Estimativa de Orçamento apresentadas.
Ao comissariado competirá seleccionar um conjunto de obras de arquitectura construídas entre 2012 e 2017, projectadas por arquitectos inscritos na OA e no pleno exercício dos seus direitos, e que considere as mais significativas e representativas da produção arquitectónica daquele período.
O Júri deste concurso foi constituído pelos arquitectos Sílvia Barros e Rui Florentino, representantes do CDN; arquitecto Nuno Távora, representante da OASRS; arquitecto Pedro Vinagreiro, representante da OASRN; e arquitecto José Manuel Pedreirinho, presidente do Júri.
O contrato a assinar entre a Ordem dos Arquitectos e o Comissariado definirá todos os elementos que concorram para a gestão do projecto: responsabilidades, orçamento, programa, calendarização do programa e faseamento dos pagamentos, de acordo com o estabelecido no Regulamento do Concurso e com a proposta apresentada.