Exponor apresenta a +Concreta 23: primeiro evento internacional dedicado ao mundo da arquitetura e do design de interiores

Categorias: Arquitetura

A Exponor apresenta a +Concreta 23: primeiro evento internacional dedicado à apresentação de tendências de fabricantes nacionais para o mundo da arquitetura e do design de interiores

– Edifício da Alfândega do Porto foi o cenário escolhido para acolher a primeira edição da +Concreta 23. Evento recebe a curadoria do arquiteto Diogo Aguiar e “Futuro é ecológico” é o mote que conduz este encontro.

Este é o primeiro evento internacional que se dedica à apresentação de produtos e materiais para a arquitetura e design de interiores. Entre os dias 16 e 17 de novembro, a +Concreta 23 vai reunir, no edifício da Alfândega do Porto, os principais atores das áreas de acabamentos, revestimentos, portas, janelas, equipamento elétrico, domótica, acessórios, pintura, cozinha e banho, para que fiquem a conhecer as últimas tendências apresentadas pelas melhores empresas nacionais.

Voltado para a arquitetura, o evento vai destacar um tema-chave deste universo. A +Concreta 23 abraça o tema “Futuro é Ecológico”, consciente da pegada de carbono emitida pelo setor da construção. “Identificamos como um tema muito atual e a ganhar relevância e o que se pretende é que as abordagens sustentáveis comecem a ser incorporadas em todas as etapas do processo, desde o projeto até a construção. As decisões conscientes de um determinado projeto são tomadas pelos arquitetos, engenheiros e construtores, num todo, de forma a intervir no espaço respeitando a história e a identidade das comunidades. Assim, ao desenvolver este evento exclusivo e inédito, não podíamos deixar de trazer este tema a debate e reflexão”, afirma Amélia Estevão, diretora de Marketing da Exponor. Assim, o objetivo do evento passa por dar a conhecer as estratégias e os produtos que os fabricantes e as marcas portugueses estão a desenvolver para contribuírem para a descarbonização da arquitetura num futuro próximo.

O formato é inovador, com diversos momentos de partilha e reflexão, com destaque para a criatividade, tendências e novas soluções. A agenda da +Concreta 23 é, por isso, composta por conferências temáticas e sessões técnicas, mas vai diferenciar-se ainda pela realização de um jantar de Networking. Este momento vai reunir alguns expositores e uma seleção dos principais responsáveis de gabinetes de arquitetura, num ambiente mais descontraído e propício a promover e estreitar relações entre os diversos intervenientes.

A curadoria do evento cabe a Diogo Aguiar, arquiteto e professor na Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP). Após representar Portugal em variados eventos internacionais, tal como o Bienal de Veneza 2023, Diogo Aguiar está agora concentrado no conceito deste evento exclusivo.

O formato disruptivo foi criado por profissionais para profissionais. O convite a participar direcionou-se a uma seleção restrita de 50 marcas e empresas nacionais, dos mais variados setores que revestem a área da arquitetura. A +Concreta 23 ultrapassa ainda as barreiras geográficas, contando igualmente com uma seleção de compradores estrangeiros.

 

+CONCRETA 23

Data: 16 a 17 de novembro

Local: Alfândega do Porto

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Biblioteca BIM Leca ®

»