Faleceu o arquiteto Luis Mansilla

Categorias: Arquitetura

O arquitecto madrileno de 53 anos, Luis Moreno Mansilla, sócio de Emílio Tuñon, do atelier Mansilla+Tuñon Arquitectos, foi ontem encontrado morto num hotel em Barcelona. O arquitecto deslocou-se à cidade condal no âmbito do lançamento de um livro na COAC, do já falecido arquitecto catalão, Enric Miralles. As causas da morte são ainda desconhecidas.

 

Trabalhou com Rafael Moneo e em 1992 formou o atelier Mansilla+Tuñon Arquitectos, que viria a receber em 2007 o prémio de Arquitectura Contemporánea Mies van der Rohe pelo edificio MUSAC, uma das suas obras mais representativas.

 

Mansilla, que era profesor na Escuela de Arquitectura da Universidade Politécnica de Madrid, foi também autor, com Tuñón, do Museu de Arte Contemporáneo de Castellón, do Auditório de León e do Centro El Águila, de Madrid. Entre os seus projectos destacam-se ainda o Museu de Zamora, o Centro Documentativo da Comunidade de Madrid, uma proposta para a ampliação do Centro de Arte Reina Sofía e do Hotel e Restaurante Atrio, em Cáceres.

 

Precisamente, a “reinterpretação” que Mansilla e Tuñón fizeram de uma casa em Cáceres para a converter num Hotel e Restaurante mereceu o prémio FAD de Arquitectura 2011, que obtiveram ex-aequo com o arquitecto Ricardo Bak Gordon. O júri valorizou ter-se conseguido nesta obra “una intervención muy elegante y integrada, en la que las nuevas estructuras y los muros antiguos del edifico se mezclan” o que “en principio parecía muy difícil”.

 

Os dois arquitectos também receberam prémios arquitectónicos FAD em 2001 e 2007, o prémio Aplus em 2011, o prémio Saloni em 2007, o prémio VIA em 2006, o Prémio Nacional de Arquitectura em 2003, o prémio COACV em 2000 e o Primeiro Prémio da Bienal de Arquitectura e Engenharia Iberoamericana em 1998.

 

Em 2010 Tuñón e Mansilla ganharam ainda o Concurso Internacional de Ideias para o Museu de la Vega Baja, em Toledo, onde o tema para o projecto foi ‘El Cuadrado y la Cruz’.

 

Algumas imagens do seu trabalho

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE