
O Pavilhão Carlos Ramos vai reabrir em Janeiro de 2019, após sete meses de obras de recuperação. Os seus espaços vão continuar a funcionar como salas de aulas e vão receber, já a partir do próximo dia 3 de Janeiro e durante o corrente ano lectivo, as aulas de Projecto 5, bem como aulas de outras unidades curriculares do Mestrado Integrado em Arquitectura.
O projecto de requalificação, desenvolvido pelo Arquitecto Álvaro Siza, visou a introdução de melhores condições de conforto e de segurança no Pavilhão Carlos Ramos, com uma reabilitação geral no exterior ao nível das fachadas e caixilharia e, no interior, com substituição integral das redes de abastecimento de água e saneamento, de iluminação e de aquecimento. Também o Jardim foi dotado de iluminação.
Localizado no Jardim da Quinta da Póvoa, no Campo Alegre, o Pavilhão Carlos Ramos foi projectado por Álvaro Siza entre 1985 e 1986 e ocupa um lugar especial no complexo de edifícios da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto que integra.