A Feedback-Studio, gabinete de arquitectura com sede em Viana do Castelo, venceu o XVI Prémio Lápiz de Acero 2013. Foi destacado o projecto “Espacios Pop-up” (construído em 2012), na categoria Arquitectura Efémera, e que é apresentado como “uma nova forma de intervir sobre espaços residuais não rentabilizados, com uma arquitectura modular personalizada, feita a partir de contentores habitáveis”.
FEEDBACK-STUDIO, dos arquitectos Carlos Valencia e Joana Carvalho, é um gabinete de arquitectura vianense residente no espaço de cowork DIANMO10, com ampla experiência no desenvolvimento de projectos de habitação unifamiliar e multifamiliar, projectos de interiores, hotelaria e espaços comerciais, em Portugal, Colômbia e Espanha.
ESPACIOS “POP UP” surge como uma nova forma de propor arquitectura sobre espaços residuais não rentabilizados, com uma arquitectura modular personalizada, feita a partir de contentores habitáveis. Os objectivos principais são:
– Oferta de espaço: possibilidade de propor espaços de usos variados em sítios onde a oferta está saturada ou é inexistente e com baixos custos por m².
– Regenerar frentes de fachada: com ESPAÇOS “POP UP”, geram-se novos espaços emergentes que funcionam como catalisadores urbanos, estimulando a actividade humana em espaços onde não existiam fachadas “amigáveis”.