França vai abrir concurso internacional para redesenhar torre de Notre-Dame

Categorias: Arquitetura

A França vai permitir que arquitetos internacionais participem no processo para redesenhar o icónico telhado da Catedral de Notre-Dame de Paris depois do incêndio na tarde de segunda-feira (15 de abril 2019) que destruiu a estrutura de madeira e provocou a queda do pináculo, disse o primeiro-ministro francês, Edouard Philippe.

Num discurso televisionado, o presidente Emmanuel Macron garantiu à nação que a Notre-Dame, um dos símbolos mais amados da França, seria reconstruída dentro de cinco anos. Magnatas e empresas internacionais comprometeram-se com ajuda financeira e especializada.

A catedral foi construída durante cerca de 200 anos, a partir da metade do século 12, apesar de o arquiteto Eugene Viollet-le-Duc adicionar o pináculo coberto de chumbo apenas durante um trabalho de restauração na metade do século 19.

“A concorrência internacional permitirá questionar se devemos, inclusivé, recriar a torre como foi concebida por Viollet-le-Duc”, disse o primeiro-ministro aos repórteres.
“Ou se, como é frequentemente o caso na evolução do património, devemos equipar Notre-Dame com uma nova torre.”

Durante o pronunciamento do primeiro-ministro, os bombeiros utilizavam um guindaste para içar suportes e estabilizar um pináculo devastado pelo fogo que abriga um dos históricos vitrais coloridos da catedral.

Não havia perigo imediato de que a estrutura centenária entrasse em colapso, mas estátuas também eram removidas pra reduzir o risco de movimentação agora que não eram mais sustentadas pelo telhado de madeira, disse o porta-voz do Corpo de Bombeiros.

©REUTERS/Reportagem de Jean-Baptiste Vey

Imagem: Combinação de fotos da Catedral de Notre-Dame antes e depois de incêndio 30/03/2016 e 17/04/2019 ©REUTERS/Benoit Tessier
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE