Francisco Silva e Ana Gomes conquistam uma menção honrosa no concurso internacional da Hyp Cup

Categorias: Arquitetura

Francisco João Silva E Ana Rita Gomes alunos da Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto, actualmente a frequentar o 5º ano, conquistaram uma menção honrosa no concurso internacional da Hyp Cup.

 

O painel do júri era composto por arquitectos internacionais como Dominique Perrault, Francisco Mangado entre outros. A apresentação internacional, a decorrer em Beijing no próximo dia 16 de Março, contará com a apresentação de todos os trabalhos vencedores.

 

“Com o comprimento de 1.5 quilómetros, a rua do Bonjardim, no Porto, foi outrora uma das principais artérias de expansão urbana da cidade. Com as suas origens no século XIII, tinha na altura um papel vital, ligando o Porto a outras regiões do Norte de Portugal. Sendo um dos meios de expansão, habitação e pequeno comércio entre outras actividades que rapidamente dinamizaram o local. Sendo uma via medieval, os edifícios de pequena escala contiveram a rua do Bonjardim, limitando a sua largura da a uma média de 5.5 metros.”

 

“Na tentativa de manter uma leitura de continuidade ao longo da rua, a materialidade dos espaços seria também contínua. Com o intuito de reduzir custos e de dar uma nova imagem à rua, tudo seria construído em madeira. Este material, já utilizado em vários edifícios lá presentes, encaixaria facilmente no lote tipicamente estreito e comprido desta zona do Porto. Como uma estratégia contra o abandono e a degradação, estes espaços só funcionariam durante o dia e tentariam proporcionar a sensação de espaço exterior dentro das ruínas.”

Ver projecto completo aqui

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?