
A construtora Gabriel Couto, que concluiu no final do ano transato o emblemático Centro de Alto Rendimento “The Campus”, localizado na Quinta do Lago, no concelho de Loulé, e depois de ter estado envolvida nas recentes construções do “Mar Shopping Algarve”, o segundo centro comercial da IKEA Centres em Portugal, e no “Longevity Health & Wellness Hotel”, uma unidade hoteleira de luxo localizada no Alvor, vê agora ainda mais reforçada a sua posição como empresa construtora de referência no mercado algarvio, ao ser selecionada pela Câmara Municipal de Loulé para a Requalificação da Escola EB 23 D. Dinis, localizada em Quarteira, concelho de Loulé.
Com um valor de adjudicação de 6.200.000,00 € (seis milhões e 200 mil euros), no local de intervenção funciona atualmente 5 edifícios interligados através de passagens exteriores cobertas. Trata-se de um conjunto de edifícios de carácter pavilhonar, cuja tipologia foi repetida um pouco por todo o pais nas décadas de 80 e 90. As lógicas funcionais e construtivas destes encontram-se desadequadas às necessidades atuais.
Esta empreitada tem a assinatura do arquiteto Pedro Mendonça, do atelier de arquitetura “beAbstract, este projeto de requalificação prevê adequar o número de salas de aula à atual população escolar, resultando num total de 33 espaços, repartidos por: 24 salas de aula; 2 salas de E.V.T.; 1 sala de E.T.; 2 Laboratórios; 2 salas de T.I.C.; 2 salas de música. A obra, com um prazo global de 630 dias, prevê a demolição integral de todos os edifícios escolares existentes, substituindo-os por uma nova estrutura unificada e adaptada aos critérios funcionais e de conforto contemporâneos.
Para além dos espaços de ensino acima referenciados, a escola albergará a seguinte compartimentação complementar à atividade escolar: um centro de recursos; sala de convívio de alunos; bar e refeitório; cozinha e espaços anexos, espaços administrativos, espaços de trabalho e convívio de docentes, reprografia/papelaria, gabinete médico, gabinete de psicologia; sala de funcionários; instalações sanitárias/balneários/vestiários. No final desta empreitada de requalificação, a nova escola terá uma área bruta de construção total de quase 7.000 m2, e uma área total de arranjos exteriores 12.000 m2,
Convictos da importância do presente projeto, cabe-nos, ainda, referir que a sua viabilização reflete uma postura de excelência de todo um Município e de toda uma Região com o intuito de promover o desenvolvimento e consolidação de saberes, permitindo uma maior motivação aos profissionais e aos alunos», diz Pedro Mendonça, citação que é também corroborada por Carlos Couto, CEO do grupo Gabriel Couto.
Possuidora de um alargado conhecimento e vasta experiência na área da reabilitação e requalificação urbanas, a Gabriel Couto vê com este projeto, o seu portfólio de obras reforçado nesta área da construção de edifícios escolares, tendo construído ao longo dos seus 70 anos de atividade mais de uma centena de edifícios escolares de relevo, entre escolas do ciclo preparatório, secundário e universitário.