Gaia vai ter edifício com 100 metros de altura, “o mais alto de Portugal”

Categorias: Arquitetura

Vila Nova de Gaia vai ter um hotel com 160 quartos e 111 apartamentos, um edifício de 100 metros de altura que será “o mais alto de Portugal” e custará 150 milhões de euros, indicou a promotora.

Numa resposta enviada à agência Lusa, a Fortera Properties descreveu que o projecto Skyline, desenhado para a zona de General Torres, deverá “criar, directamente, pelo menos, 500 postos de trabalho”.

Trata-se de um hotel integrado no projecto do futuro Centro de Congressos de Vila Nova de Gaia, no distrito do Porto.

Com um custo inicial de 120 milhões de euros, o projecto da Fortera, que actua no ramo do imobiliário de luxo, foi revisto em alta para 150 milhões devido “a alterações necessárias ao projecto e aos expressivos aumentos no sector da construção”, lê-se na resposta à Lusa.

A torre Skyline terá 28 andares, 160 quartos de hotel e 111 apartamentos com serviço, um terraço, uma piscina descrita como “infinita”, um clube de bem-estar, bar, dois restaurantes e vista panorâmica.

O projecto começará com o parque de estacionamento público e “a praça do Centro de Congressos que é, naturalmente, o catalisador deste empreendimento de uso misto”, descreve a promotora. “Terá impacto em toda a região Norte”, consideram os responsáveis.

O arranque do projecto está previsto para o próximo ano, estando ainda dependente da análise do Departamento Técnico da Câmara de Vila Nova de Gaia.

A construção do empreendimento deverá ficar concluída em três anos.

Este hotel é uma das peças do futuro Centro de Congressos de Gaia, um projecto para cerca de 2500 congressistas que, de acordo com o revelado pelo presidente da autarquia local em Julho de 2020, será desenhado pelo arquitecto Eduardo Souto de Moura.

Em causa está um equipamento cujo modelo de execução implica que a Câmara permita ao promotor privado construir e gerir uma zona residencial, um hotel e uma zona de comércio.

O modelo de execução do futuro Centro de Congressos de Gaia foi aprovado pela maioria PS em Maio de 2020 com os votos contra do PSD.

© Lusa

Fotos projeto © Skyline Fortera

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?