Gonçalves Vieira – Cruz vencem concurso para o conjunto habitacional da rua do Monte em Setúbal

Categorias: Arquitetura

O Júri considerou que dos trabalhos apresentados no concurso para o conjunto habitacional da rua do Monte em Setúbal, e conforme o Relatório Final, a proposta vencedora, do concorrente Gonçalves Vieira – Cruz, Lda consiste “na criação de um espaço de uso público, pontuado com áreas comerciais, ajustado com a cota da esquina entre a rua do Monte e a rua do Antigo Olival. Este espeço de encontro e estadia dos moradores, surge assim protegido em relação ao tráfego rodoviário da avenida da Bela Vista”. O Júri acrescenta ainda que “os fogos são orientados em função da exposição solar (…) garantindo a dupla ventilação dos mesmos” e que “a materialidade da proposta, assente num revestimento pré-fabricado em betão leva, garantirá uma baixa manutenção do conjunto”.

A proposta da autoria dos Branco del Rio Arquitectos, Lda, classificada em 2º lugar, apresenta um “miolo do terreno convertido num espaço verde, de baixa manutenção, protegido da avenida da Bela Vista pela presença da massa arbórea e da topografia”. “A simplicidade da proposta possibilita a organização dos fogos com dupla exposição” e a “disposição das varandas é ainda uma mais-valia do projeto, estabelecendo a varanda, de uma forma clara e franca, como prolongamento das áreas comuns dos fogos”.

A proposta classificada em 3º lugar, do concorrente Deparquitectura, Lda + Pablo Rebelo & Pedro Pereira, Lda assume uma “sobriedade arquitetónica que dialoga com a envolvente, sendo reforçada pela permeabilidade do conjunto”.

O Júri decidiu ainda atribuir três menções honrosas aos trabalhos classificados em 4º, 5º e 6º lugares.

Os trabalhos apresentados no âmbito do concurso público de conceção para a elaboração do projeto do conjunto habitacional da rua do Monte em Setúbal, promovido pelo IHRU, com assessoria técnica da Secção Regional de Lisboa e Vale do Tejo da Ordem dos Arquitetos, foram apreciados pelo Júri resultando na seguinte ordenação:

 

1º classificado
Concorrente: Gonçalves Vieira – Cruz, Lda
Coordenação: José Maria Gonçalves Vieira

2º classificado
Concorrente: Branco del Rio Arquitectos, Lda
Coordenação: João Manuel Sarmento Duarte Branco

3º classificado
Concorrente: Deparquitectura, Lda + Pablo Rebelo & Pedro Pereira, Lda
Coordenação: Luís Pedro Pires Sobral

4º classificado – menção honrosa
Concorrente: José Maria Cumbre & Nuno Sousa Caetano – Arquitectos, Lda
Coordenação: José Maria Cumbre

5º classificado – menção honrosa
Concorrente: studio swes arquitectos
Coordenação: Héctor Salcedo García

6º classificado – menção honrosa
Concorrente: Embaixada Arquitectura + Axioma Arquitectura
Coordenação: Cristina Cabacinho dos Reis de Mendonça + João Miguel Bento Asper Banha

Em breve será disponibilizada a publicação digital com todos os trabalhos no separador “publicações” da plataforma de encomenda.

Consulte o relatório final > AQUI

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?  

Registe a sua Empresa

Crie a sua conta gratuitamente e promova os produtos da sua empresa.