Granjo: O projecto no centro do Porto que une habitação a residência de estudantes

Localizado na Rua António Granjo, no Bonfim, centro do Porto, nasce Granjo, um projeto residencial inovador que se diferencia pela oferta mista, ao incorporar uma residência para estudantes e um edifício residencial. Com promoção da join-venture belga Cetim e Promiris, a construção está a cargo da Garcia Garcia, especializada no design and build de edifícios residenciais, comerciais, industriais e logísticos. A construtora nacional é responsável pela edificação dos seis blocos do edifício, um de habitação com 16 apartamentos, tipologias T1 e T2, e cinco blocos destinados à residência de estudantes, com 212 quartos, cuja conclusão está prevista para dezembro 2021.

Especializada em projetos industriais e logísticos, a Garcia Garcia tem vindo a reforçar a sua atuação noutras áreas, como a construção residencial e o hospitality, sendo eleita nos últimos anos para projetos cada vez mais relevantes, de investimento internacional, como é o caso do Granjo. Este projeto, que agrega reabilitação e construção nova, está a ser construído numa antiga fábrica de materiais de construção, dando agora lugar a um moderno edifício residencial. Com autoria do gabinete Fragmentos, o projecto de arquitectura prevê, em termos arquitetónicos, a manutenção dos traços originais de caráter industrial, conservando as linhas da fachada existentes e a imponente chaminé que marca o complexo.

Preservação da identidade do edifício versus modernidade

A nova residência vem potenciar o espaço onde se insere, conferindo uma nova dinâmica e utilidade às instalações anteriormente devolutas. Permitirá ainda suprir de certo modo a crescente necessidade do mercado estudantil, que se depara com a carência de alojamentos disponíveis na cidade, quer para os estudantes nacionais quer estrangeiros.

A Garcia Garcia é responsável pela construção dos seis blocos do edifício, um de habitação com 16 apartamentos de tipologias T1 e T2 e cinco blocos destinados a residência de estudantes, com 212 quartos. A residência conta ainda com um amplo espaço verde, lavandaria, ginásio, salas de estudo e várias áreas sociais.

A fachada e a chaminé industrial existente no interior do complexo foram alvo de reabilitação e mantidas em conformidade com as respetivas versões originais. O resto do edifício foi concebido de encontro às linhas industriais que caraterizavam o local, mantendo assim assegurada uma linguagem arquitetónica industrial e moderna.

O Grupo Promiris, de origem belga, um dos promotores deste projecto em parceria com a empresa Cetim, actua em Portugal desde 2017, estando também presente no Luxemburgo e na Bélgica. Na carteira de investimentos estão contemplados todo o tipo de conceitos residenciais, entre os quais residências séniores (sem medicalização) e estudantis, condomínios residenciais, edifício de escritórios e projectos imobiliários mistos, sempre localizados em contextos urbanos de referência.

Atualmente, a Promiris está a desenvolver vários projetos em território nacional, marcando presença as cidades do Porto, Lisboa e Vila Nova de Gaia. A sua atuação é pautada pelo investimento na sustentabilidade, dando particular destaque à melhoria dos centros urbanos através da reabilitação de edifícios, assim como investindo em projetos que privilegiam a eficiência energética, a acessibilidade e a qualidade de vida.

Ficha Técnica do Projeto

Construção: Garcia Garcia

Localização: Bonfim, Porto

Área de Construção: 7.000 m2

Prazo de execução: 22 meses

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE