Grupo LIXIL inaugura parque fotovoltaico GROHE em Albergaria-a-Velha

O grupo japonês de materiais de construção LIXIL acaba de inaugurar o parque fotovoltaico GROHE nas instalações de Albergaria-a-Velha, em Portugal, composto por 2.270 módulos fotovoltaicos e com uma potência total instalada de 1.500 kWp (quilowatt-pico). Este investimento insere-se na estratégia global da LIXIL para atingir emissões líquidas zero de CO2 até 2050, ao reduzir o impacto ambiental nas suas operações, bem como nos seus produtos e serviços.

A sessão inaugural do parque solar contou com as presenças do ministro do Ambiente e Acção Climática de Portugal, Duarte Cordeiro; e do presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro; bem como João Brás, Leader Plant Albergaria, Fittings, na LIXIL International; e Jens Harder, Leader Manufacturing Fittings na LIXIL International.

O novo sistema fotovoltaico vai prover 8% das necessidades energéticas da fábrica em Albergaria. Graças ao parque fotovoltaico, a unidade vai reduzir as emissões de CO2 em mais de 740 toneladas por ano. A central solar vai ainda gerar cerca de 1,500 kWp, o que corresponde ao fornecimento de energia elétrica a 120 casas.

O parque fotovoltaico é composto por duas áreas: uma em que os módulos fotovoltaicos estão instalados no solo, e outra área em que os painéis fotovoltaicos funcionam como sombreadores de estacionamento (carports) no parqueamento da GROHE. Os carports vão proporcionar um efeito secundário agradável: no futuro, mais de 270 lugares de estacionamento serão protegidos do calor, do frio, da chuva e da neve. Ao mesmo tempo, haverá ligações para permitir que, se necessário, sejam facilmente instaladas estações de carregamento de veículos elétricos.

Duarte Cordeiro, ministro do Ambiente e da Ação Climática, disse: “Sei que vamos conseguir acelerar a transição para uma economia neutra em carbono, ao mesmo tempo, que promovemos a competitividade da nossa indústria e das nossas empresas, através da descarbonização, redução do consumo de energia e da promoção de fontes endógenas de energia. Portugal definiu como meta aumentar a quota de renováveis na produção de eletricidade para os 80%, objetivo previsto para 2030, mas que poderá ser antecipado”.E, acrescentou: “O alinhamento com o Grupo Lixil é perfeito, porque são exatamente este tipo de projetos, parques fotovoltaicos, um bom exemplo do que queremos para o país.”

António Loureiro, presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, reiterou que, “o GRUPO LIXIL, através da marca GROHE, sediada no nosso concelho há mais de 25 anos, é um pilar fundamental para o desenvolvimento económico do nosso território.

Tive o prazer de acompanhar, ao longo da última década, os investimentos realizados.  Este é já o 4º grande investimento que o grupo executa na unidade de Albergaria, prova de grande dinâmica, cultura de exigência e espírito de inovação. Ao mesmo tempo é demonstrativo de que Albergaria é um território atrativo pela sua localização, política fiscal, mão de obra qualificada e qualidade de vida.”

Jens Harder, Leader Manufacturing Fittings na LIXIL International, está convicto de que “a LIXIL pode ser uma força de boas soluções, inovadoras e em escala, e com um impacto positivo para o planeta. Utilizar fontes de energia renovável é um elemento-chave para reduzirmos ainda mais a nossa pegada de carbono. Desde Abril de 2020 que estamos a produzir de forma neutra em termos de CO2 para a marca GROHE, e a compensar as anteriormente inevitáveis emissões de CO2”.

João Brás, Leader Plant Albergaria, Fittings, na LIXIL International, declara-se “muito satisfeito por conseguirmos cobrir 8% das nossas necessidades anuais de energia na produção. Afinal, estamos a falar de mais de 2 milhões de torneiras de cozinha, 1,6 milhões de cartuchos termostáticos e 1,4 milhões de termostáticas por ano. Tal aproxima-nos cada vez mais do objetivo de tornarmos a nossa produção o mais sustentável possível”.

Esta etapa é uma das várias medidas para produzir de forma mais sustentável, em Albergaria, desde termostáticas a torneiras de cozinha, passando pela GROHE Red e a GROHE Blue, assim como a Coloração PVD* para a insígnia GROHE. Por exemplo, a redução do consumo de água no processo de fabrico é uma medida-chave.

O sistema fotovoltaico vem no seguimento de recentes investimentos em energia verde em todas as instalações LIXIL. O grupo nipónico já tem parques fotovoltaicos a funcionar em Klaeng, na Tailândia, e está a instalar outros em Lahr e em Hemer, na Alemanha. Só em Albergaria, em 2021, investiu cerca de 5 milhões de euros em linhas de produção e máquinas para expandir a capacidade no sentido de colmatar a crescente procura.

 

Sobre a LIXIL

A nipónica LIXIL (TSE:5938) fabrica produtos pioneiros de água e para habitação que solucionam os desafios do dia a dia, tornando o conceito de casas melhores uma realidade para qualquer pessoa, em qualquer lugar. Com base na herança japonesa, cria tecnologia líder mundial e inova para produzir artigos de elevada qualidade que transformam os lares. Mas a diferença do grupo LIXIL reside na forma como atua: através de um design com significado, de um espírito empreendedor, da dedicação a melhorar a acessibilidade para todos, e de um crescimento responsável de negócio. A abordagem LIXIL ganha vida com marcas líderes de setor como a INAX, a GROHE, a American Standard e a TOSTEM. Os cerca de 55 mil colegas, que operam em mais de 150 países, têm orgulho em fazer produtos que tocam a vida de mais de 1 bilião de pessoas todos os dias. Saiba mais em www.lixil.com.

 

Sobre a GROHE

A alemã GROHE, líder global de soluções completas de casa de banho e de acessórios de cozinha, conta com mais de 7.000 funcionários em 150 países – detém em Portugal uma unidade de produção, em Albergaria-a-Velha. Desde 2014 que a GROHE faz parte do poderoso portefólio de marcas da LIXIL, fabricante japonesa de produtos pioneiros de água e para habitação. No sentido de proporcionar “Pure Freude an Wasser” (pura alegria da água), cada produto GROHE tem por base os valores de qualidade, tecnologia, design e sustentabilidade da insígnia. Artigos reconhecidos e de grande destaque, como a torneira GROHE Eurosmart, a gama de termostáticas GROHE, ou ainda inovações revolucionárias como o sistema de água GROHE Blue reforçam a vasta experiência da marca. Focada nas necessidades do cliente, a GROHE cria soluções de produtos inteligentes e sustentáveis, com valor acrescentado e que melhoram a sua vida, com o selo de qualidade “Made in Germany”: a investigação e desenvolvimento (I&D), inovação e design da GROHE estão ancoradas num processo integrado na Alemanha. A responsabilidade corporativa é sobremaneira importante para a GROHE, que concentrou a cadeia de valor em poupar recursos. A GROHE tem estado a produzir com emissões neutras de CO2 desde abril de 2020, o que inclui projetos de compensação de CO2 (saiba mais em green.grohe.com). E estabeleceu a meta de ter embalagens de produto sem plástico em 2021.

Só nos últimos dez anos, o sucesso da GROHE foi confirmado e reconhecido por mais de 490 prémios em design e inovação, bem como várias classificações no ranking do German Sustainability Award. A GROHE foi a primeira do setor a receber o Prémio CSR (Corporate Social Responsibility), atribuído pelo Governo Federal Alemão; bem como o German Sustainability Award 2021 nas categorias de “Recursos” e “Design”. É também grande impulsionadora da transformação sustentável, tendo sido selecionada pela ONU para fazer parte da iniciativa global “50 Sustainability & Climate Leaders”.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Subscrever Newsletter

Já subscreveu a nossa newsletter?