Grupo Roca reforça presença com aquisição da empresa alemã Sanit

Categorias: Produtos

A empresa, especializada na produção de tanques de encastrar e sistemas de instalação, conta com três fábricas

O Grupo Roca, líder mundial na conceção, produção e comercialização de produtos para espaços de banho, consolida-se como operador global com a aquisição do fabricante alemão Sanit, especializado em sistemas de instalação de produtos sanitários.

Com esta compra, que está pendente da aprovação das autoridades da concorrência, o Grupo Roca, que opera em 170 países e conta com 85 fábricas, reforçará a sua presença numa categoria na qual a Sanit é a terceira operadora de referência na Alemanha e a quinta na Europa. O Grupo Roca contou com a consultoria da Alantra para esta operação, bem como com assessoria jurídica da Allen & Overy.

O segmento dos sistemas de instalação na parede — no qual se incluem os tanques de encastrar, os botões de pressão e os bastidores de montagem — está em pleno crescimento e foi impulsionado pelo aumento da procura de sanitas suspensas. Atualmente, o mercado mundial nesta categoria, liderado pela Alemanha, está a registar aumentos significativos em todos os países, de acordo com as preferências do consumidor atual que, cada vez mais, opta por soluções que favorecem o espaço, a higiene e o conforto.

A Sanit, fundada em 1945 e sediada em Eisenberg, faz parte da Aliaxis, líder mundial em sistemas avançados de tubagens, com presença em mais de 40 países. A empresa tem três fábricas na Alemanha, localizadas em Eisenberg, Rödental e Wittenberg. Estes centros, onde trabalham 378 profissionais, exportam a sua produção para mais de 70 países e fabricam, além das categorias mencionadas, acessórios e complementos para a montagem e instalação dos produtos que integram os espaços de banho. O volume de negócios da empresa totalizou 74 milhões de euros em 2020.

No âmbito da estratégia do Grupo de constituir centros de competência especializados para diferentes categorias de produtos que existem nos espaços de banho, a Sanit passará a ser o hub de desenvolvimento do segmento de sistemas de instalação do Grupo Roca.

O CEO do Grupo Roca, Albert Magrans, destacou as sinergias positivas da operação: “A compra da Sanit é um passo fundamental na nossa estratégia de integração de produtos em soluções completas para espaços de banho e na inclusão de tecnologia de alto valor acrescentado no nosso portefólio de produtos, fortalecendo, assim, a nossa liderança mundial”.

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE