Grupo Zegnea distinguido com um prémio internacional de arquitetura no IAA

Categorias: Arquitetura

O Grupo Zegnea de Guimarães, foi distinguido nos International Architecture Awards 2020, com o projeto Box XL Houses, na categoria “Private Houses”. Este projeto foi selecionado como um dos projetos vencedores da edição de 2020 dos IAA, de entre mais de 400 candidaturas.

Na edição deste ano, os vencedores foram selecionados por um júri grego composto por um conjunto ilustre de arquitetos, críticos e académicos. A premiação promove internacionalmente empresas e projetos de destaque nas áreas da arquitetura e do design, junto de uma ampla audiência global.

Organizados pelo The Chicago Athenaeum: Museum of Architecture and Design e pelo The European Centre for Architecture Art Design and Urban Studies, os IAA distinguem, ano após ano, os melhores projetos de design e arquitetura de todo o mundo.

 

O projeto Box XL Houses é um empreendimento de sete casas dispostas de forma diversa. O objetivo era conseguir um equilíbrio entre a “massa” e o “vazio” para que essas duas realidades antagônicas pudessem estabelecer um diálogo pacífico e contínuo. O projeto da casa é prático em um nível, os espaços adaptam-se naturalmente a um programa funcional. A escolha dos materiais que compõem o espaço interior, foi estudada de forma a evidenciar a fluidez do espaço. Externamente procura uma sucessão de volumes puros, com matérias-primas, contrapondo-se aos espaços verdes e elementos naturais criando uma nova paisagem.

Este projeto já foi distinguido em 2019 com uma menção honrosa no Architecture Masterprize.

 

Fotografia © João Morgado

LINKS
Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE

Goma by Flowco

Azulejos ecológicos fabricados em Portugal