Hashim Sarkis é nomeado curador da Bienal de Arquitetura de Veneza 2020

Categorias: Arquitetura

O Conselho Diretivo da Bienal de Veneza nomeou, sob recomendação do presidente, Paolo Baratta, o arquiteto libanês Hashim Sarkis curador da 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura, que se realiza em 2020.

"Nomeámos o curador da próxima Bienal de Arquitetura 2020, dentro do prazo necessário para organizar a Exposição e em respeito às normas que regem a Bienal. Com Hashim Sarkis, a Bienal conta com um curador que está particularmente atento aos temas e críticas que as várias realidades contrastantes da sociedade de hoje representam para o nosso espaço de vida", afirmou o presidente da Bienal, Paolo Baratta.

Hashim Sarkis considerou, por sua vez, que "o mundo coloca novos desafios perante a arquitetura", para depois afirmar: "Estou ansioso por trabalhar com arquitetos participantes de todo o mundo, para juntos imaginarmos como vamos superar esses desafios".

Hashim Sarkis é o principal arquiteto do Hashim Sarkis Studios (HSS), estabelecido em 1998, com escritórios em Boston e Beirute, e é decano da Escola de Arquitetura e Urbanismo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desde 2015.

Foi membro do júri internacional da Bienal de Arquitetura de 2016 e participou, com a sua empresa, no Pavilhão dos Estados Unidos (Bienal de Arquitetura de 2014) e da Albânia (Bienal de Arquitetura de 2010).

Sarkis é bacharel em arquitetura e bacharel em Belas Artes pela Rhode Island School of Design, tem um mestrado em arquitetura e um doutoramento em arquitetura pela Universidade de Harvard.

O arquiteto libanês é ainda autor e editor de vários livros e artigos sobre história e teoria da arquitetura moderna, incluindo "Josep Lluis Sert, The Architect of Urban Design", "Circa 1958, Lebanon in the Projects and Plans of Constantinos Doxiadis" e "Le Corbusier’s Venice Hospital".

O conselho diretivo da Bienal de Veneza aprovou também as datas para 17.ª Exposição Internacional de Arquitetura, que decorrerá de 23 de maio a 29 de novembro de 2020, com pré-abertura a 21 e 22 de maio, e abertura ao público no sábado, 23 de maio.

©Lusa

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE