Hoje lançamento da colecção de textos de teoria e crítica de arquitectura do século XX

Categorias: Arquitetura

A OASRS lança Hoje, às 19h, a Colecção de Textos de Teoria e Crítica de Arquitectura, uma compilação dos textos mais paradigmáticos de Teoria e Crítica de Arquitectura produzidos no século XX em Portugal e no Mundo, segundo o olhar de um grupo conceituado de comissários convidados.

 

A Colecção tem como objectivo primordial dar a conhecer, através da recolha de textos, artigos ou capítulos de livros, a existência de uma relação entre a produção teórica nacional e a produção teórica internacional ao longo do século XX nas suas mais diversas formas, quer como reacção e diálogo a movimentos internacionais, quer como modo de resistência a alguns períodos da nossa história recente, quer, inclusivé, como ensaio.

 

A selecção dos textos ficou a cargo de nomes de reconhecido mérito científico nesta matéria: Maria Calado, Marieta Dá Mesquita, Michel Toussaint, Ana Tostões, José António Bandeirinha, Jorge Figueira, Nuno Grande e Ricardo Carvalho. A edição, coordenada por José Manuel Rodrigues, está organizada por décadas, o que permite que esta colecção de textos condense um século de escrita cuja temática central é a Arquitectura e a sua prática.

 

A colecção permite ainda que, conjugado com a divulgação de textos basilares da produção teórica deste período, caiba a visão muito particular de quem os selecciona. Através desta publicação, alguns textos fundamentais sobre o tema estarão em língua portuguesa pela primeira vez, contribuindo assim para uma melhor leitura e confronto com a produção teórica e crítica internacional.

 

No âmbito do lançamento da Colecção, que será apresentada por João Belo Rodeia, presidente da Ordem dos Arquitectos, decorrerá também, às 19h, uma conferência sobre a prática da arquitectura e a sua relação com a teoria e crítica como ferramentas fundamentais do acto de projectar a cargo de Manuel Taínha, a que se seguirá um debate com Nuno Grande, José António Bandeirinha, Michel Toussaint e Ricardo Carvalho.

 

A entrada é livre.

Mais em http://www.oasrs.org/conteudo/agenda/noticias-detalhe.asp?noticia=2291

 

 

Galeria
noticias RELACIONADOS
PUBLICIDADE